Os contos e as músicas que as caixas e sacolas cantam,contam e encantam!!!
Inventar, ler , cantar e contar histórias são tarefas importantes na Educação Infantil. A narrativa para crianças pequenas envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com seu mundo imaginário. Ouvir, cantar e ler histórias de várias formas, fazer de conta, dramatizar com fantoches as leva a aprender melhor a realidade.
O educador, o contador de histórias, deve estar atento para perceber se as histórias estão instruindo, comovendo, agradando. Saber contar histórias significa saber a quem contar, quando contar, o que contar e como contar.
O livro é um dos principais mediadores de uma história. Adultos e crianças devem ter acesso fácil aos livros. Abrir um livro é começar a sonhar, imaginar, associar e elaborar fatos da realidade. Dos livros surgem príncipes corajosos, lobos ferozes, princesas belíssimas e bruxas malvadas. Simpáticos anões ou avozinhas vivem em cenários maravilhosos de castelos distantes em reinos desconhecidos.... Para o educador variar na sua escolha de como e o que contar, podemos criar e adaptar as histórias e músicas de muitas maneiras e uma delas são as caixas. É, caixas que contam contos, caixas que contam histórias e cantam músicas. Podem ser grandes ou pequenas. Quadradas ou redondas. Devem ter cenários coloridos, castelos e mares bravos, rios que levam a todos os lugares.
Para produzir uma caixa é preciso buscar papéis coloridos, colar retalhos de tecido, plásticos, espelhos, sementes, bolas de gude, todo e qualquer material reciclável que o educador tiver.
Quando pronta é só abri-la? Não. Não basta só abri-la.
É preciso um acontecimento! Às vezes cômico, outras vezes trágico, monstruoso ou até grotesco. Especialmente único, sublime! Criando expectativa sobre o que guarda a caixa, podemos gerar conflitos para as hipóteses das crianças, desafiá-las a construírem perguntas, a levantarem questões sobre os enredos, cenários e personagens.
As caixas e/ou sacolas podem ser, portanto, um recurso de mediação. A criança assim, amplia o seu vocabulário, expressa as suas dúvidas, os seus sentimentos em relação ao meio social em que está inserida, permitindo a manifestação de algumas emoções, como raiva, medo e alegria. As caixas e/ou sacolas também podem ser um dos recursos para trabalhar com as crianças hábitos de higiene como escovação de dentes e o banho. Ainda possibilitam ampliar os conhecimentos das crianças sobre folclore, lendas, mitos, fábulas, músicas e contos. Esses materiais oferecem a oportunidade para discutir temas variados com as crianças, mas é bom não perder de vista que o mais importante é o interesse delas na atividade.
Se entre as crianças há conversa, briga ou dispersão, é porque algo de errado está acontecendo na escolha do contador. Para saber se está comovendo, agradando as crianças, é fácil: basta olhar para os pequenos ouvintes. Eles deixam transparecer claramente o interesse com que compartilham dos contos e cantos que também as caixas e/ou sacolas contam.
ADAPTAÇÃO
Do livro " Os fazeres na Educação Infantil" pg. 91 - Cap. 23. PROFESSORES CRIATIVOS ALUNOS INTERESSADOS PROF´ª MARIA CECÍLIA POESIA: AS BORBOLETAS- VINÍCIUS DE MORAES
|
Oi ficou muito legal as caixas postadas no blog. São muito bonitas.
ResponderExcluirAbraços. Camila.
Ahhhhh faltou a minha mala ai heim...snif!!!
ResponderExcluirAchei a ideia das caixas e sacolas maravilhosas... Gostei tanto que vou tentar produzir algumas para trabalhar com minhas crianças de 2 anos... Elas amam uma novidade...
ResponderExcluirmuito legal!!assim agente se inspira...:)
ResponderExcluirAchei a ideia das caixas e sacolas maravilhosas... Gostei tanto que vou tentar produzir algumas para trabalhar com minhas crianças de 8 anos... Elas amam uma novidade...
ResponderExcluirgostaria de receber mais algumas dica manda no meu email:valeria_marcia@hotmail.com
Parabens! Ideias criativas
ResponderExcluir