sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PROJETO IDENTIDADE NEGRA


Coordenadora Pedagógica: Jaqueceli Batista de Barros


Introdução
            Sabe-se  que o problema do preconceito racial surge nas escolas desde as séries iniciais, por isso a necessidade de trabalhar este tema a fim de amenizá-lo, fazendo valer seus direitos e deveres, contribuindo para  que as crianças se  apropriem de valores como o respeito a si próprios e ao outro, mas também com o  objetivo de elevar a auto-estima do aluno negro.

Objetivo
§  Combater o racismo dentro da escola e sua volta
§  Ampliar a reflexão sobre a discriminação racial
§  Reconhecer as contribuições culinária, cultural, identidade e direitos da raça negra
§  Reforçar o conhecimento sobre os direitos humanos

Público Alvo
Alunos da Educação Infantil

Desenvolvimento
O tema deverá ser tratado de forma lúdica, através de histórias, brincadeiras e dramatizações.
§  Contar histórias sobre animais que voam, andam e nadam; animais e flores de diferentes cores, até chegar nas diferenças das pessoas
§  Mostrar como é legal pintar  com tintas de várias cores e que é possível criar novas cores misturando uma às outras.
§  Apresentar várias obras de artistas negros.
§  Deixar as crianças brincarem com bonecos de várias etnias
§  Contar histórias de origem africana
§  Adaptar a história de Zumbi para a faixa etária dos alunos.
§  Fazer adaptações dos contos de fadas, de forma que os príncipes e princesas sejam negros.
§  Montar painéis com as diferentes raças
§  Teatro dos professores
§  Músicas, danças e instrumentos musicais
Trabalhando  com Histórias Infantis

Menina Bonita do Laço de Fita- Ana Maria Machado

1.      Apresentar a história à classe, contando-a, sem mostrar o livro.
2.      Pedir às crianças que dêem  um título, (um nome) à história ouvida, escrevendo na lousa as sugestões apresentadas.
3.      Contar que quem escreveu a história foi Ana Maria Machado, uma escritora brasileira que  escreve livros para crianças.
4.      Dizer o título  do livro: “Menina Bonita do Laço de Fita” e comparar com os nomes apresentados pelos alunos, perguntando a eles se gostaram mais  do nome escolhido por eles próprios ou o escolhido pela autora, mostrar às crianças que nem sempre temos a mesma opinião sobre um mesmo fato ou situação e que  o importante é  que aprendamos a respeitar  todas as opiniões.
5.      Mostrar a  capa do livro aos alunos. “Ler” a  imagem (pseudoleitura), fazendo perguntas sobre a ilustração, a cor de pele da menina, do coelho, o cabelo da menina ( quem usa o cabelo assim? É difícil fazer um penteado como esse? Leva muito tempo?) Destacar o olhar apaixonado, pensativo- sonhador do coelho. Pedir aos alunos que mostrem  o que mais na ilustração indica que o coelho está apaixonado. Dizer o nome do ilustrador e falar sobre a importância da ilustração na leitura.
6.      Ler o livro para os alunos, agora parando  em cada página, mostrando as imagens e destacando as palavras e expressões que valorizam a menina, que retratam como é bela: Era uma vez uma  menina linda, linda. Os olhos dela pareciam duas azeitonas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhas e bem negros, feitos fiapos da noite. A pele era escura ...” Os adjetivos e  comparações usados pela autora vão além de aguçar a imaginação infantil.
7.      Aproveitar a descoberta do coelho ( “ a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos’) e perguntar com quem eles acham que se parecem. Essa atividade  pode desdobrar-se em outras, por exemplo:
a) As crianças podem entrevistar os pais para saberem  com quem se parecem e apresentar os resultados da pesquisa oralmente. Dizendo por exemplo, Minha mãe diz que meus olhos são parecido  com os dela, mas meus cabelos e minha boca parecem com os da minha avó;
b) Os alunos podem levar fotografias de parentes ( pais, avós, tios, irmãos, por exemplo), atrás de cada foto deve constar o nome da criança que a trouxe, os alunos dividem-se em grupos de quatro. As fotos de cada grupo são empilhadas, com a frente  para cima, os alunos tiram  a sorte para ver  quem começa jogando, o primeiro pega a primeira foto e tenta adivinhar quem a trouxe, observando as semelhanças entre as fotos e os colegas do grupo, se foi lê mesmo quem trouxe a foto, deve-se  embaralhar a pilha para que a fotografia saia do primeiro lugar; enquanto for acertando, o jogador continuará jogando. Ganhará o jogo quem tiver acertado mais. Ao final, as crianças devem contar aos colegas de grupo quem são as pessoas que estão nas fotos. Terminada a brincadeira, o(a)  professor (a) colocará para turma a seguinte questão: somos parecidos com as pessoas de nossa família? O coelho branco estava certo em suas conclusões?
8.   Pedir às crianças que desenhem os personagens da história;
9.   Mostrar, o mapa-múndi, os cinco continentes - a América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois  ninguém  é igual a ninguém e é isso que dá graça  a vida.
10.  Conversar com as crianças sobre as famílias (povos)  que formam o Brasil: os índios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos,japoneses, árabes, judeus, etc. Lembrar das misturas de raças e as contribuições desses povos nas festas, na música, culinária e nas histórias.

Bonequinha Preta- Alaíde Lisboa de Oliveira

1.      Leve o livro e uma bonequinha preta de pano para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente  para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
2.      Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc.
3.      Ao abrir a caixa mostre primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita que ficará por alguns dias na sala. Arrume um lugar para ela sentar. Deixe que os alunos peguem a boneca, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as, faça um registro de tudo o que está  ocorrendo  nesta atividade. Se possível fotografe  todas as atividades.
4.      Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora:  Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma a foto dela. Ao iniciar  o conto , leia em voz suave e sem pressa. Os alunos, quando gostam de uma história, sempre pedem para ouvir novamente e isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de “quero mais”!
5.      Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade, etc...
6.      Fazer com os alunos um mural com carimbos das mãos formando uma bonequinha preta.
7.      Montar quebra-cabeça da bonequinha, fazer  colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo...
8.      Fazer  uma boneca  de  pano   para  cada  um  e deixar que façam  e vistam a roupinha nela.
9.      Fazer um livrão de reconto.
10. Realizar o aniversário da Bonequinha Preta. Fazer convites, decorar a sala com balões e levar muitas guloseimas

Cabelo de Lelê- Valéria Belém


§  Conversar com os  alunos sobre os diferentes tipos de cabelos e valorizar  os cabelos  dos afro-descendentes.
§  Contar a história e colocar a peruca de Lelê nos alunos


Culminância
§  Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com fotos mostrando que todo trabalho foi feito com muito carinho  e teve uma seqüência. Entregar lembrancinhas para os alunos.
§  Apresentação de danças dos alunos em homenagem ao dia da Consciência Negra.
§  Teatro dos professores
§  Apresentação de capoeira


TRABALHOS REALIZADOS



















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