domingo, 17 de outubro de 2010

PROJETO PAZ

EMEI PARQUE SÃO ROQUE
2010

Coordenadora Pedagógica: Jaqueceli Batista de Barros


PROJETO DE CULTURA DOS VALORES

INTRODUÇÃO

Ensinar valores para as crianças da Educação Infantil , requer a aprendizagem de novos conceitos, pensamentos partilhados, criação e outras habilidades sociais de ensino  que  devem combinar  com os brinquedos artísticos, canto, dança e imaginação. Os adultos envolvidos
( professor, coordenador, diretor, pais e  funcionários) são cruciais  para o sucesso do projeto, desde que as crianças aprendem melhor por exemplos e são mais receptivas quando o que é  partilhado é experimentado. Paciência, amor, ver a beleza de cada criança são aspectos importantes e inestimáveis. O comportamento do adulto permitirá que as crianças experimentem esses valores como seus, para usá-los na sua interação com os outros.
Não basta que as crianças ouçam falar de valores. Para aprender, elas devem  experimentar e incorporar esses valores. As habilidades sociais servem para capacitar o uso de valores ao longo do dia. As crianças precisam  ver os efeitos de seus comportamentos e escolhas e ser capazes de tomar decisões socialmente conscientes.


METAS:

  • Resgatar os valores
  • Criar habilidades de resolução de conflitos sem o uso da violência


OBJETIVOS:

  • Capacitar as crianças para se acalmarem;
  • Capacitar as crianças a gostar do silêncio e ser pacíficas;
  • Ajudar as crianças a aumentar a habilidade de concentrar-se;
  • Expressar a paz artisticamente;
  • Cantar músicas sobre os valores;




DESENVOLVIMENTO:

  • Na roda da conversa planejar aulas sobre as atitudes e valores, incentivar as crianças a partilharem seus pensamentos e experiências;
  • Leitura  e dramatização de histórias referentes a temática;
  • Cantar músicas sobre os valores
  • Imaginar  um mundo pacífico e ser capaz de transmitir em palavras e/ou desenhos como  ele é e qual é a sua sensação;
  • Encenar com bonecos as interações pacíficas;
  • Ser capaz de falar sobre os valores;
  • Formar frases a partir da expressão “Braços são para abraçar, não para empurrar”;
  • Murais com desenhos , recorte e colagem sobre os valores trabalhados;
  • Livros coletivos;
  • Dinâmicas com os pais na reuniões.
  • Atividades que envolvam os sentimentos e os  valores ( amizade, cooperação, respeito, responsabilidade, disciplina, honestidade, paciência, dedicação, companheirismo e paz)



AVALIAÇãO:

A avaliação  é um dos processos mais complexos que o professor precisa enfrentar. Ela deve ser contínua e orientada  para o processo de aprendizagem do aluno, assim como a própria  prática docente.
     A avaliação servirá para analisar tendências de condutas para a cooperação, a solidariedade, o compartilhar, etc., a fim de tentar potencializar esse tipo de  competência.
     O registro em portifólio das atividades realizadas servirá como referência no desenvolvimento do trabalho para eventuais intervenções.


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