terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROJETO CAIXAS E SACOLAS QUE CONTAM , CANTAM E ENCANTAM!!!


Os contos  e as músicas que as  caixas e sacolas cantam,contam e encantam!!!


         Inventar, ler , cantar e contar histórias são tarefas importantes na Educação Infantil. A narrativa para crianças pequenas envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com seu mundo imaginário. Ouvir, cantar e ler histórias de várias formas, fazer de conta, dramatizar com fantoches as leva a aprender melhor a realidade.
        O educador, o contador de histórias, deve estar atento para perceber se as histórias estão instruindo, comovendo, agradando. Saber contar histórias significa saber a quem contar, quando contar, o que contar e como contar.
        O livro é um dos principais mediadores de uma história. Adultos e crianças devem ter acesso fácil aos livros. Abrir um livro é começar a sonhar, imaginar, associar e elaborar fatos da realidade. Dos livros surgem príncipes corajosos, lobos ferozes, princesas belíssimas e bruxas malvadas. Simpáticos anões ou avozinhas vivem em cenários maravilhosos de castelos distantes em reinos desconhecidos....
       Para o educador variar na sua escolha de como  e o que contar, podemos criar e adaptar as histórias  e músicas de muitas maneiras e uma delas são as caixas. É, caixas que contam contos, caixas que contam histórias e cantam músicas. Podem ser grandes ou pequenas. Quadradas ou redondas. Devem ter cenários coloridos, castelos e mares bravos, rios que levam a todos os lugares.
      Para produzir uma caixa é preciso buscar papéis coloridos, colar retalhos de tecido, plásticos, espelhos, sementes, bolas de gude, todo e qualquer material reciclável que o educador tiver.
      Quando pronta é só abri-la? Não. Não basta só abri-la.
      É preciso um acontecimento! Às vezes cômico, outras vezes trágico, monstruoso ou até grotesco. Especialmente único, sublime! Criando expectativa sobre o que guarda a caixa, podemos gerar conflitos para as hipóteses das crianças, desafiá-las a construírem perguntas, a levantarem questões sobre os enredos, cenários e personagens.
      As caixas e/ou sacolas podem ser, portanto, um recurso de mediação. A criança assim, amplia o seu vocabulário, expressa as suas dúvidas, os seus sentimentos em relação ao meio social em que está inserida, permitindo a manifestação de algumas emoções, como raiva, medo e alegria. As caixas e/ou sacolas também podem ser um dos recursos para trabalhar com as crianças hábitos de higiene como escovação de dentes e o banho. Ainda possibilitam ampliar os conhecimentos das crianças sobre folclore, lendas, mitos, fábulas, músicas e contos. Esses materiais oferecem a oportunidade para discutir temas variados com as crianças, mas é bom não perder de vista que o mais importante é o interesse delas na atividade.

     Se entre as crianças há conversa, briga ou dispersão, é porque algo de errado está acontecendo na escolha do contador. Para saber se está comovendo, agradando as crianças, é fácil: basta olhar para os pequenos ouvintes. Eles deixam transparecer claramente o interesse com que compartilham dos contos e cantos que também as caixas e/ou sacolas contam.

ADAPTAÇÃO 
Do livro " Os fazeres na Educação Infantil" pg. 91 - Cap. 23.
   PROFESSORES CRIATIVOS
ALUNOS INTERESSADOS
PROF´ª MARIA CECÍLIA
POESIA: AS BORBOLETAS- VINÍCIUS DE MORAES


PROFª MARIA CECÍLIA
HISTÓRIA:RAPUNZEL
 
PROFª MARIA CECÍLIA
MÚSICA:  SEU LOBATO
PROFESSORA  CECÍLIA
MÙSICA: DONA ARANHA


PROFESSORA ROSIMARA
HISTÓRIA: OS TRÊS PORQUINHOS

PROFESSORA CHECHE
CAIXA SURPRESA

´PROFª JAQUECELI
FANTOLHOS
HISTÓRIA: FAMÍLIA CASCUDO

PROFESSORA JAQUECELI
OS DEZ SACIZINHOS- TATIANA BELINKY


PROFESSORA VALDIRENE
MÚSICA: A  GALINHA DO VIZINHO
(DENTRO)

(FORA)

PROFESSORA JAQUECELI
HISTÓRIA: O BARQUINHO ENJOADO
PROFESSORA JAQUECELI
LUVAS : OS DEZ SACIZINHOS- TATIANA BELINKY

PROFESSORA JAQUECELI
HISTÓRIA: A ESTRELINHA JUJU
(DENTRO)

(FORA)
FANTOCHES DE VARETAS
PROFº: RENATO
MÚSICA: A FOCA
(FORA)
(DENTRO)


PROFESSORA ROSENILDA
HISTÓRIA: SOLDADINHO DE CHUMBO

PROFESSORA MAGDA ALVAREZ
HISTÓRIA  ELMER

PROFª CELINA
HISTÓRIA: BRANCA DE NEVE

PROFº RENATO
MÚSICA: A CASA
(FORA)


PROFESSORA JAQUECELI
EXPRESSÕES FACIAIS


PROFESSORA JAQUECELI
HISTÓRIA: CACHINHOS DOURADOS
(FRENTE)

(VERSO)

PROFESSORA JAQUECELI
MÚSICA: OS DEZ SACIZINHOS
PROFESSORA ROSIMARA
HISTÓRIA: A LEBRE E A TARTARUGA
PROFº JOÃO PAULO
HISTÓRIA:  GATINHO CURIOSO
PROFESSORA JAQUECELI
POESIA AS CORES
PROFª: JAQUECELI
AS CORES E OS DIAS DA SEMANA-ZIRALDO
PROFESSORA JAQUECELI
O PÁSSARO SEM COR
PROFESSORA CAROLINA
HISTÓRIA: A MARGARIDA FRIORENTA
PROFª ELIZETE
MÚSICA: COELHINHO FUFO- XUXA
PROFª CAMILA
MALETA COM  A MÚSICA: A DONA ARANHA
PROFESSORA  CELINA
SACOLA ENCANTADA- ´FUNK DO QUADRADO
(VERSO)
(FRENTE)
PROFª JAQUECELI
HISTÓRIA: A GALINHA RUIVA
PROFESSORA ROSENILDA
MÚSICA: BONECA DE LATA

6 comentários:

  1. Oi ficou muito legal as caixas postadas no blog. São muito bonitas.
    Abraços. Camila.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh faltou a minha mala ai heim...snif!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei a ideia das caixas e sacolas maravilhosas... Gostei tanto que vou tentar produzir algumas para trabalhar com minhas crianças de 2 anos... Elas amam uma novidade...

    ResponderExcluir
  4. muito legal!!assim agente se inspira...:)

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia das caixas e sacolas maravilhosas... Gostei tanto que vou tentar produzir algumas para trabalhar com minhas crianças de 8 anos... Elas amam uma novidade...
    gostaria de receber mais algumas dica manda no meu email:valeria_marcia@hotmail.com

    ResponderExcluir