DESENVOLVIMENTO INFANTIL – BERÇÁRIO I
IDADE: 06 MESES A 07 MESES
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................................nasc...........................data....../......./........
| |||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||
|
OBSERVAÇÕES:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – BERÇÁRIO I
IDADE: 11 MESES A 12 MESES
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva | sim | não |
Utiliza a sua mão preferida para atividades de precisão, enquanto a outra serve de auxiliar; | ||
Seu desenvolvimento motor e cognitivo lhe oferece suficiente informação sobre os objetos, motivo pelo qual é desnecessário levá-los à boca para conhecê-los; | ||
Sua memória de longo prazo lhe permite recordar situações ocorridas há semanas. Procura os brinquedos favoritos onde usualmente são guardados; | ||
Gosta de experimentar com causas que tenham conseqüências imediatas; | ||
Gosta das cores vivas e diferencia as tonalidades de cor; | ||
É uma imitadora nata, muitas das suas habilidades e destrezas são adquiridas por este meio. Arquiva em sua memória tudo o que observa; | ||
Obedece a ordens simples: “Traga o brinquedo, Aponte o papai.”; | ||
Os conceitos de aqui, ali, perto e longe começam a ser interiorizados em associação com a recentemente adquirida capacidade de locomoção. |
Socioafetivas | sim | não |
Pode preferir certos alimentos e roupa. Gosta de alguns alimentos e de outros não; | ||
Diverte-se comendo com as mãos; | ||
Mexe a cabeça em sinal de negação; | ||
É carinhosa com os brinquedos, abraça-os, beija-os, fala com eles. |
Linguagem e Comunicação | sim | não |
Emite de duas a cinco palavras e conhece o seu significado; | ||
Sua linguagem compreensiva será sempre mais extensa, podendo compreender mais palavras do que aquelas que verbaliza; | ||
A criança vive um período estacionário, de lento desenvolvimento da linguagem e aprendizagem de palavras, pois dedica a maior parte da sua energia a dominar as destrezas vinculadas à locomoção; | ||
Emite “monólogos” que, aparentemente, lhe divertem muito; | ||
É capaz de expressar suas emoções com gestos e abraços e ao mesmo tempo demonstrar empatia pelos demais; | ||
Gosta de escutar canções infantis; | ||
Gosta que lhe leiam contos infantis e reconhece a figura de alguns animais. |
Motricidade fina | sim | não |
É provável que nesta idade a criança empregue a preensão tipo pinça, ou seja, juntando o polegar e o indicador. Esta destreza continuará a ser desenvolvida, alcançando aos 24 meses um elevado nível de perfeição; | ||
Coloca, tira, insere objetos pequenos com maior precisão. Pode introduzir uma moeda num cofrinho ou a chave no miolo da fechadura. |
Motricidade Ampla | sim | não |
Domina o engatinhar e as posições sentado e ereto e é provável que já caminhe. Se caminha, fará isso buscando o seu centro de gravidade, o que consegue inclinando o seu corpo para frente, separando as pernas e apoiando toda a planta do pé; | ||
Quando pára ou caminha, o fará por pouco tempo; | ||
Se está em pé ou caminha, poderá faze-lo com um brinquedo em sua mão; | ||
Sobe nos móveis. Engatinha para subir e descer escadas. |
OBSERVAÇÕES:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL- BERÇÁRIO II
IDADE: 1 ANO A 1 ANO E 11 MESES
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva | sim | não |
Retira e recoloca círculo de um tabuleiro; | ||
Executa gestos simples se solicitado; | ||
Empenha-se em tentativas de ensaio e erro, tenta descobrir novas relações de causa e efeito; | ||
Compreende ordens simples; | ||
Constrói torres de | ||
Faz figuras abertas, garatuja desordenada; | ||
Utiliza respostas motoras para representar um objeto; | ||
Início da atenção orientada para um objeto; | ||
Nomeia objetos; | ||
Representa simbolicamente por meio da imitação motora o ato desejado (ex: abrir a caixa de fósforos, abre a boca). |
Sensório-perceptiva | sim | não |
Sacode brinquedos sonoros com intenção lúdica; | ||
Reconhece-se em fotografias apontando-se; | ||
Explora objetos que lhe dá prazer por meio do tato; | ||
Gosta de ouvir música; | ||
Começa a discriminar o “Eu” e o “Você” |
Linguagem | sim | não |
Fala algumas palavras; | ||
Usa meios para atrair atenção sobre si; | ||
Puxa a pessoa para mostrar alguma ação ou objeto; | ||
Entrega um objeto sob ordem ou gesto; | ||
Dirige ações a pessoas conhecidas; | ||
Demonstra claramente o que quer e o que não quer; | ||
Recusa alimentos que não gosta; | ||
Pede água e alimentos; | ||
Entende o pedido “me dê”. |
Sócio-emocional | sim | não |
Chora e grita quando lhe tiram objetos; | ||
É exigente e incapaz de conter sua impaciência; | ||
Emite sons vocais ao olhar-se no espelho; | ||
Expressa afeto, simpatia, ansiedade; | ||
Imita adultos; | ||
Demonstra interesse em participar das atividades; | ||
Brinca com dois ou três companheiros sem intenção. |
Motora | sim | não |
Coloca e retira objetos de outros; | ||
Brinca com botões; | ||
Interessa-se por abrir portas; | ||
Pode brincar sozinha por até 20 minutos; | ||
Ajuda a virar páginas de um livro de figuras, embora passe diversas folhas de uma só vez; | ||
Pega xícara ou copo com as duas mãos; | ||
Brinca com bola; | ||
Arremessa bola; | ||
Sobe e desce escada conduzida pela mão do adulto | ||
Aponta partes do próprio corpo (nariz, olhos, cabelo); | ||
Reage ritmicamente à música com movimento do corpo todo | ||
Puxa e empurra objetos. |
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – MATERNAL I
IDADE: 2 ANOS A 2 ANOS E 11 MESES
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva | sim | não |
Brinca de por e tirar, unir e separar, de montar, desmontar, empilhar, derrubar; | ||
Tendência a ficar muito tempo com uma mesma atividade; | ||
Agrada-lhe figuras simples e cores vivas; | ||
Aponta a pedido grande e pequeno; | ||
Compreende em cima de, embaixo de, dentro; | ||
Nomeia objetos pelo uso; | ||
Constrói torres de | ||
Noção de agora, espere; | ||
Identifica figuras simples; | ||
Gosta de explorar situações novas; | ||
Monta quebra-cabeça de 2 partes simples; | ||
Reconhece algumas cores; | ||
Lembra o lugar onde deixou certo objeto. |
Sensório-perceptiva | sim | não |
Interessa-se pelos sons e pela repetição; | ||
Presta atenção à música por | ||
Faz uma escolha quando lhe pedem; | ||
Nomeia ou aponta sua imagem em uma fotografia; | ||
Consegue manter atenção por períodos mais longos ao ouvir uma história; | ||
Distingue o preto do branco; | ||
Insere o quadrado, o triângulo e o círculo em respectivos lugares; | ||
Compreende o que deve e não deve fazer | ||
Assiste a desenho por período curto de tempo. |
Linguagem | sim | não |
Pede ajuda quando em dificuldade; | ||
Refere-se a si mesmo pelo próprio nome; | ||
Responde a pergunta onde? | ||
Usa artigo na fala; | ||
Pergunta: O que é isto? | ||
Usa hábitos de cortesia; | ||
Adiciona adjetivo ao falar; | ||
Responde a pergunta: Quem? Com o nome | ||
Solicita alimentos pelo nome; | ||
Ergue o dedo para dizer a idade; | ||
Vocabulário já atinge em média 50 palavras; | ||
Utiliza as expressões em cima de, lá em cima, na; | ||
Acompanha ações com verbalizações; | ||
Repete alguns algarismos. |
Sócio-emocional | sim | não |
Repete ações que provocam risos; | ||
Coopera com pedidos algumas vezes; | ||
Forte sentimento do “meu”; | ||
Olha outras crianças brincarem, acompanha ocasionalmente; | ||
É egocêntrica, pode bater no colega e lhe tirar o brinquedo; | ||
Espere a sua vez; | ||
Negativista, usa o não | ||
Forte sentimento de posse em relação aos brinquedos; | ||
Quando se sente insegura agarra-se a um objeto predileto; | ||
Brinca imaginativamente com situações do cotidiano, o “faz de contas” |
Motora | sim | não |
Despeja líquidos em um copo; | ||
Descobre o oco e se sente atraída pelos objetos que pode colocar os dedos; | ||
Fecha e abre zíper; | ||
Tira as meias; | ||
Tira casaco quando aberto; | ||
Inicia o desabotoar; | ||
Agarra bola grande com ambos os braços; | ||
Desce escada sem alternar os pés, com apoio; | ||
Aponta 6 partes do corpo; | ||
Salta com os pés juntos; | ||
Anda; | ||
Corre; | ||
Gosta de brincadeiras de esconder e perseguir; | ||
Tem controle vesical diurno; | ||
Gosta de usar lápis e fazer traçados; | ||
Rasga papel. |
OBSERVAÇÕES:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – MATERNAL II
IDADE: 3 ANOS A 3 ANOS E 11 MESES
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva | sim | não |
Compreende o hoje; | ||
Monta quebra-cabeça de 3 peças; | ||
Garatuja nomeada (apresenta um objeto concreto por meio de uma imagem gráfica); | ||
Começa dar forma ao desenho da figura humana (esquema céfalo-caudal); | ||
Constrói torre com 9 blocos; | ||
Coloca 3 formas geométricas no tabuleiro; | ||
Constrói ponte com blocos; | ||
Faz comparação de figuras por tamanho; | ||
Separa objetos por cor; | ||
Enumera figuras em gravuras; | ||
Compreende mais do que, menos do que; | ||
Conceito de quantidade até 3; | ||
Sabe sua idade. |
Sensório-perceptiva | sim | não |
Encontra livro específico quando lhe pede | ||
Acrescenta perna e braço de desenho incompleto de uma pessoa; | ||
Distingue dia e noite; | ||
Percebe a diferença sexual; | ||
Mantém atenção de | ||
Discrimina cores; | ||
Discrimina formas. |
Linguagem | sim | não |
Descreve figuras simples; | ||
Relata experiências; | ||
Começa formar frases mais longas; | ||
Responde verbalmente a pergunta simples; | ||
Utiliza o pronome “Eu”; | ||
Explica ações de gravuras; | ||
Usa frases simples com plural; | ||
Canta, repete 3 algarismos. |
Sócio-emocional | sim | não |
Apesar de gostar da companhia de outra criança, brinca sozinha; | ||
Fala sozinha, com amigos imaginários; | ||
Sente medo; | ||
Gosta de dizer palavras que causem espanto ao adulto; | ||
Dá vida aos objetos e conversa com eles; | ||
Tem medo de altura ( 3 anos e meio); | ||
Tem companheiro imaginário (com 3 anos e meio atinge pico); | ||
É teimosa; | ||
Ajuda a arrumar seus pertences; | ||
Faz birra (característica da idade) | ||
Grita; | ||
Agressiva. |
Motora | sim | não |
Copia linha ondulada; | ||
Traça linha vertical; | ||
Copia um círculo; | ||
Copia uma cruz; | ||
Aponta 10 partes do corpo; | ||
Corta com tesoura; | ||
Pula de altura pequena com os pés unidos; | ||
Dá pontapé em bola quando rolam para ela; | ||
Anda na ponta dos pés; | ||
Usa escorregador pequeno; | ||
Sobe escada alternando os pés; | ||
Começa a equilibrar-se em um pé só; | ||
Abotoa; | ||
Tem habilidade motora para tocar instrumentos musicais, como: tambor e gaita; | ||
Coloca 4 contas em um barbante; | ||
Controla o esfíncter vesical noturno. |
DESENVOLVIMENTO INFANTIL- FASE I
IDADE: 4 ANOS A 4 ANOS E 11 MESES
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva | sim | não |
Executa uma série de 3 instruções relacionadas; | ||
Combina símbolos, números e letras; | ||
Entende relações parte e todo; | ||
Coloca objetos atrás, do lado e próximo; | ||
É capaz de achar parte de cima e debaixo de objetos a pedido; | ||
Aponta parte que fala em objetos representados em gravuras; | ||
Começa a entender a sucessão dos dias; | ||
Pega o número especificado de objetos quando lhe pedem; | ||
Separa objetos por categoria; | ||
Desenha coisas que já viu; | ||
Reconhece e diferencia cores; | ||
Monta quebra-cabeça simples de mais de 4 peças. |
Sensório-perceptiva | sim | não |
Nomeia textura áspera, macia, dura, mole; | ||
Diferencia leve e pesado; | ||
Percebe semelhanças e diferenças em figuras; | ||
É capaz de dizer quando o som está alto ou baixo; | ||
Sensibilidade tátil; | ||
Sabe a data de seu aniversário; | ||
Percebe a seqüência de fatos. |
Linguagem | sim | não |
Repete rimas ou canções para outras pessoas; | ||
Conta histórias familiares sem gravuras; | ||
Identifica figuras pelo uso; | ||
Diz seu nome completo quando solicitado; | ||
Explica ações de uma gravura; | ||
Fala muito; | ||
Estrutura frase completa; | ||
Inquire acerca das coisas usando o como e porquê. |
Sócio-emocional | sim | não |
Pede ajuda verbal, quando está em dificuldade; | ||
Trabalha sozinha, numa tarefa por mais de 10 minutos; | ||
Gosta de ter amigos; | ||
Tem curiosidade pela morte; | ||
Prefere brincar com outras crianças a brincar sozinha; | ||
Participa de jogos de imitação e dramatização; | ||
Gosta de exageros: maior que o mundo, do tamanho do céu; | ||
Segue regras; | ||
Revela certa autocrítica; | ||
Sob forte tensão social, segura os órgãos genitais e pode ter necessidade de urinar; | ||
Mais resistente à autoridade; | ||
Percebe a composição da família. |
Motora | sim | não |
Dança; | ||
Mantém-se sob um pé só; | ||
Desce escada alternando os pés; | ||
Caminha nas pontas dos pés; | ||
Faz nó e laço; | ||
Corre, mudando de direção; | ||
Caminha sobre tabua de equilíbrio; | ||
Bate e agarra a bola; | ||
Parafusa objetos rosqueados; | ||
Agrada-lhe atividades motoras violentas (luta); | ||
É capaz de cortar com tesoura (linha reta e curva). |
OBSERVAÇÕES:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – FASE II
IDADE: 5 ANOS A 5 ANOS E 11 MESES
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva | sim | não |
Segue regras de jogo de raciocínio verbal (pega-pega, esconder); | ||
Conhece o nome de numerais (10) | ||
Nomeia posição de objetos: primeiro, segundo e último; | ||
Usa com significado o ontem e amanhã; | ||
Desenha figuras humanas; | ||
Diz as vogais do alfabeto em ordem; | ||
Ordena objetos em seqüência de tamanho, comprimento e largura; | ||
Memoriza imagens; | ||
Designa 8 cores; | ||
Planeja previamente atividades (idéia precede a ação); | ||
Resolve problemas simples de relações geométricas e espaciais; | ||
Inicio do conceito de conservação de quantidade e números. |
Sensório-perceptiva | sim | não |
Pode estabelecer a diferença entre alguns, muitos e vários; | ||
É capaz de diferenciar objetos pela metade e inteiro; | ||
Diz o número de telefone de sua casa; | ||
Entende melhor noção de presente, passado e futuro; | ||
Percebe detalhes e completa figura humana; | ||
Tem percepção de mundo; | ||
Inicia curiosidade sexual; | ||
Percebe os meses do ano; | ||
Percebe a temperatura. |
Linguagem | sim | não |
Explica regras do jogo ou atividades de outra pessoa; | ||
Relata experiência do cotidiano; | ||
Conta histórias mais longas usando fatos concretos; | ||
Responde perguntas com; | ||
Relata de | ||
Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares | ||
Perde articulação infantil; | ||
Diz os dias da semana; | ||
Repete rimas; | ||
Fala a data do seu aniversário. |
Sócio-emocional | sim | não |
Expressa seus sentimentos de zanga e satisfação; | ||
Brinca com outras crianças do mesmo sexo, sem supervisão constante; | ||
Imita papéis de adulto; | ||
Possui hábitos de cortesia; | ||
Maior resistência à frustração; | ||
É teimosa; | ||
Mais auto-motivada; | ||
Consciência do certo e errado; | ||
Permanece mais tempo em uma atividade; | ||
Receptiva, amável, senso de humor desenvolvido; | ||
Tem medos; | ||
É mais realista (preocupa diferenciar o real da fantasia); | ||
Dá vida a animais e objetos; | ||
Dramatiza parte de uma história, desempenhando um papel ou utilizando fantoches; | ||
Estabelece relações de parentesco; | ||
Bem disposta. |
Motora | sim | não |
Faz dobradura simples; | ||
Executa tarefas quando lhe pedem (guardar o material); | ||
Confere frente e avesso de roupas; | ||
Amarra laço na própria roupa; | ||
Recorta e cola formas simples; | ||
Colore obedecendo contorno; | ||
Salta rapidamente; | ||
É capaz de pular corda sozinha; | ||
Pula e gira em cima de um pé; | ||
Permanece num pé só, com olhos fechados durante 10 segundos; | ||
Aprecia competir em jogos motores como: correr, saltar, lutar: | ||
Copia letras maiúsculas grandes, isoladas em qualquer lugar do papel; | ||
É capaz de copiar letras pequenas; | ||
Copia um quadrado. |
OBSERVAÇÕES:
Gostaria muito de receber essas fichas por e-mail...ler.crescer@gmail.com
ResponderExcluirAs fichas são ótimas. Parabéns para quem as elaborou. Como consegui-las?
ResponderExcluirEu tenho, mande seu email que te enviarei com todo prazer.
Excluirgostaria de receber as fichas tb. Agradeço desde ja.
Excluirlele.amorim_2009@hotmail.com
Olá Sarah, gostaria de receber as fichas acima são ótimas.
ExcluirMeu e-mail rosibind@yahoo.com.br
Olá Sarah, gostaria de receber as fichas acima são ótimas.
ExcluirMeu e-mail rosibind@yahoo.com.br
Olá, Sarah Dias, poderia me enviar estas fichas por email, por favor?! ricardolemosribeiro3@gmail.com
ExcluirObrigado!
Olá, Sarah Dias, poderia me enviar estas fichas por email, por favor?! ricardolemosribeiro3@gmail.com
ExcluirObrigado!
Muito boas!
ResponderExcluiramei...excelente trabalho
ResponderExcluirGostei muito das fichas pode me passar por email?
ResponderExcluirbianca.carvalho996@gmail.com
ResponderExcluirQue trabalho lindo e bem elaborado! vc poderia por favor me enviar as fichas por e-mail? regiane_moura@yahoo.com.br. Muito obrigada!
ResponderExcluirQue trabalho lindo e bem elaborado! vc poderia por favor me enviar as fichas por e-mail? regiane_moura@yahoo.com.br. Muito obrigada!
ResponderExcluirAdorei as fichas....dão um bom roteiro para ajudar-nos em nossa reflexao...será que vc poderia fazer a gentileza de me mandar estas fichas? Se for possível, agradeço imensamente!
ResponderExcluirmonikirs@gmail.com
Abração! Simone!
Gostaria de receber a ficha também por favor raianneribeiro@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, se possível gostaria de receber as fichas por email driwit@bol.com.br obrigado...
ResponderExcluirolá muito boa avaliações gostaria de receber por email penhafranciscoalves@gmail.com
ResponderExcluirobrigada
olá muito boa avaliações gostaria de receber por email penhafranciscoalves@gmail.com
ResponderExcluirobrigada
gostaria de receber as avaliações por email, bcmrenatalourenco@gmail.com
ResponderExcluirdesde já agradeço
Muito bom, parabéns! Gostaria de receber essas fichas de avaliação por email: michelly849@gmail.com.
ResponderExcluirDesde já, agradeço!
Adorei. Se possível gostaria de receber.
ResponderExcluirAbraços
Rosi
rosibind@yahoo.com.br
adorei gostaria de receber meu email é josina.bedim_@hotmail.com
ResponderExcluirOlá as fichas são ótimas. gostaria de receber por email;
ResponderExcluirjucilenesouza09@gmail.com.
Desde já agradeço.
Abraços!
Olá, gostaria de receber essas fichas por email, iria adorar (marcia58@r7.com)
ResponderExcluirsão excelentes, muito objetivas e completas, parabéns!!
Obrigada!
Olá, gostaria de receber essas fichas por email, iria adorar (marcia58@r7.com)
ResponderExcluirsão excelentes, muito objetivas e completas, parabéns!!
Obrigada!
Poderia me enviar as fichas...... meu email é rosi_matsumoto@hotmail.com Obrigado desde já
ResponderExcluirBoa tarde, gostaria de receber as fichas.
ResponderExcluirAgradeço desde já.
email: deborafernanda_13@hotmail.com
Gostaria de receber as fichas por email. Estou no aguardo. Obrigada.
ResponderExcluiralessandraoliveira1995@gmail.com
Olá, adorei as fichas você pode me enviar por email marcia.aneli@outlook.com
ResponderExcluirMuito obrigada, aguardo.
ESTA AVALIAÇÕES SÃO APENAS PARA A PRIMEIRA UNIDADE, OU CONTEMPLA AS QUATRO?
ResponderExcluirDURANTE O ANO COMO SE AVALIA?
gledsoniamg@hotmail.com
ResponderExcluirExcelentes fichas!!! Amei. Posso recebê-las por e-mail? marcelamira8@gmail.com
ResponderExcluirGostei das fichas poderia me passar por e-mail! ghislainevaz79@gmail.com
ResponderExcluirGostei das fichas poderia me passar por e-mail! ghislainevaz79@gmail.com
ResponderExcluirBom dia! Gostaria de receber os modelos de fichas no meu e-mail.
ResponderExcluirthaisbernardes02@hotmail.com
Obrigada, Thaís!
Excelente material, amei as fichas! Poderia encaminha-las para o meu e-mail? dna.gomes@gmail.com.
ResponderExcluirObrigada Thaís!
Parabéns, o material é maravilhoso gostaria que enviasse para meu email.firminaeducacao@hotmail.com.
ResponderExcluirObrigada!!!
olá! excelente material!
ResponderExcluirpodes mandar pelo meu email?
silvanabonetti@yahoo.com.br
Gostaria das fichas também,poderiam me enviar? Obrigada
ResponderExcluircrisinha2477@bol.com.br
ResponderExcluirOlá, gostaria de receber por e.mail ...muito bom o arquivo.. parabéns... niveaduarte1983@gmail.com
ResponderExcluirOla!Gostaria que me enviasse as fichas por email,adorei! Parabéns pelo belo trabalho vannecasantos@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. Gostaria de receber as fichas por e-mail. Seria possível? escolavilanatureza@gmail.com
ResponderExcluirGrata, Vanessa.