domingo, 17 de outubro de 2010

FICHAS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – BERÇÁRIO I

IDADE: 06 MESES A 07 MESES

Aluno:..............................................................................................................................................

Idade:............................................................................nasc...........................data....../......./........


Cognitiva
sim
não
Sua atenção alcança os 5 minutos de concentração sobre um objeto ou atividade, por exemplo, em suas mãos ou para explorar um brinquedo;


Pode brincar com caixas de estimulação, os centros de atividade que produzem música ou sons variados;


Apalpa e leva à boca tudo o que estiver ao seu alcance;


Procura coisas escondidas (sinal de que desenvolveu a capacidade de permanência de objetos);


Conhece ao menos um objeto do seu meio e dirige o seu olhar em direção a este quando o nomeiam;


O seu sentido da visão amadureceu de maneira progressiva, tanto assim que a sua visão já pode ser similar à do adulto.


Socioafetivas
sim
não
Vai adquirindo certas normas sociais. Interiorizou o significado do “não” e detém a sua ação se alguém lhe diz “não mexa”;


Come alimentos sólidos em pedacinhos pequenos;


Pode beber líquidos em um copo se um adulto o ajuda;


Gosta de dividir um momento de brincadeira com sua mãe;


Brinca durante alguns minutos com seu brinquedo favorito.


Linguagem e Comunicação
sim
não
Aperfeiçoa o balbuceio;


Emite sons vocais contínuos “aaaaa”;


Realiza sons emitindo letras: f, v, s, z, m, n, b, d, l, i, oo, aa, uu;


Vocaliza sílabas contínuas: ma-ma, pa-pa, ta-ta, mas continua sem conhecer o seu significado;


Tem um tom distinto de choro para expressar as suas necessidades e para comunicar-se com o adulto.


Motricidade fina
sim
não
Os movimentos são bimanuais e simétricos. Tenta pegar todos os objetos que estão ao seu alcance;


O polegar se aproxima do dedo indicador, mas ainda não trabalham de maneira coordenada. O dedo mínimo logo deixará de fazer parte da preensão palmar;


Ainda emprega a preensão palmar, ajudando-se com o polegar e o resto dos dedos, pega pequenos objetos de seu interesse. Mantém um objeto em uma mão e simultaneamente é capaz de pegar outro, com a outra mão;


Passa um objeto de uma mão à outra;


Tem capacidade de aproximar-se lateralmente até o objeto de seu interesse;


Utiliza as mãos para levar o pé à boca.


Motricidade Ampla
sim
não
Desenvolveu  a sua tonicidade muscular, o que lhe dá controle sobre os seus movimentos, se inclina para frente  e antepõe as mãos: permanece sentada, inicia o engatinhar arrastando-se para frente e se vira sobre si mesmo quando está deitado;


Na posição ventral se sustenta com a ajuda de uma só mão;


A partir da posição ventral, se levanta apoiando-se em seus braços estendidos, ajudando por seus pulsos, mãos e quadris;


Senta-se por alguns segundos sem apoio, mas de maneira vacilante.





OBSERVAÇÕES:

 

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – BERÇÁRIO I

IDADE: 11 MESES A 12 MESES

Aluno:..............................................................................................................................................

Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........


Cognitiva
sim
não
Utiliza a sua mão preferida para atividades de precisão, enquanto a outra serve de auxiliar;


Seu desenvolvimento motor e cognitivo lhe oferece suficiente informação sobre os objetos, motivo pelo qual é desnecessário levá-los à boca para conhecê-los;


Sua memória de longo prazo lhe permite recordar situações ocorridas há semanas. Procura os brinquedos favoritos onde usualmente são guardados;


Gosta de experimentar com causas que tenham conseqüências imediatas;


Gosta das cores vivas e diferencia as tonalidades de cor;


É uma imitadora nata, muitas das suas habilidades e destrezas são adquiridas por este meio. Arquiva em sua memória tudo o que observa;


Obedece a ordens simples: “Traga o brinquedo, Aponte o papai.”;


Os conceitos de aqui, ali, perto e longe começam a ser interiorizados em associação com a recentemente adquirida capacidade de locomoção.





Socioafetivas
sim
não
Pode preferir certos alimentos e roupa. Gosta de alguns alimentos e de outros não;


Diverte-se comendo com as mãos;


Mexe a cabeça em sinal de negação;


É carinhosa com os brinquedos, abraça-os, beija-os, fala com eles.





Linguagem e Comunicação
sim
não
Emite de duas a cinco palavras e conhece o seu significado;


Sua linguagem compreensiva será sempre mais extensa, podendo compreender mais palavras do que aquelas que verbaliza;


A criança vive um período estacionário, de lento desenvolvimento da linguagem e aprendizagem de palavras, pois dedica a maior parte da sua energia a dominar as destrezas vinculadas à locomoção;


Emite “monólogos” que, aparentemente, lhe divertem muito;


É capaz de expressar suas emoções com gestos e abraços e ao mesmo tempo demonstrar empatia pelos demais;


Gosta de escutar canções infantis;


Gosta que lhe leiam contos infantis e reconhece a figura de alguns animais.





Motricidade fina
sim
não
É provável que nesta idade a criança empregue a preensão tipo pinça, ou seja, juntando o polegar e o indicador. Esta destreza continuará a ser desenvolvida, alcançando aos 24 meses um elevado nível de perfeição;


Coloca, tira, insere objetos pequenos com maior precisão. Pode introduzir uma moeda num cofrinho ou a chave no miolo da fechadura.





Motricidade Ampla
sim
não
Domina o engatinhar e as posições sentado e ereto e é provável que já caminhe. Se caminha, fará isso buscando o seu centro de gravidade, o que consegue inclinando o seu corpo para frente, separando as pernas e apoiando toda a planta do pé;


Quando pára ou caminha, o fará por pouco tempo;


Se está em pé ou caminha, poderá faze-lo com um brinquedo em sua mão;


Sobe nos móveis. Engatinha para subir e descer escadas.




OBSERVAÇÕES:

 

DESENVOLVIMENTO INFANTIL- BERÇÁRIO II

IDADE: 1 ANO A 1 ANO E 11 MESES

Aluno:..............................................................................................................................................

Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........


Cognitiva
sim
não
Retira e recoloca círculo de um tabuleiro;


Executa gestos simples se solicitado;


Empenha-se em tentativas de ensaio e erro, tenta descobrir novas relações de causa e efeito;


Compreende ordens simples;


Constrói torres de 3 a 4 blocos;


Faz figuras abertas, garatuja desordenada;


Utiliza respostas motoras para representar um objeto;


Início da atenção orientada para um objeto;


Nomeia objetos;


Representa simbolicamente por meio da imitação motora o ato desejado (ex: abrir a caixa de fósforos, abre a boca).





Sensório-perceptiva
sim
não
Sacode brinquedos sonoros com intenção lúdica;


Reconhece-se em fotografias apontando-se;


Explora objetos que lhe dá prazer por meio do tato;


Gosta de ouvir música;


Começa a discriminar o “Eu” e o “Você”





Linguagem
sim
não
Fala algumas palavras;


Usa meios para atrair atenção sobre si;


Puxa a pessoa para mostrar alguma ação ou objeto;


Entrega um objeto sob ordem ou gesto;


Dirige ações a pessoas conhecidas;


Demonstra claramente o que quer e o que não quer;


Recusa alimentos que não gosta;


Pede água e alimentos;


Entende o pedido “me dê”.





Sócio-emocional
sim
não
Chora e grita quando lhe tiram objetos;


É exigente e incapaz de conter sua impaciência;


Emite sons vocais ao olhar-se no espelho;


Expressa afeto, simpatia, ansiedade;


Imita adultos;


Demonstra interesse em participar das atividades;


Brinca com dois ou três companheiros sem intenção.





Motora
sim
não
Coloca e retira objetos de outros;


Brinca com botões;


Interessa-se por abrir portas;


Pode brincar sozinha por até 20 minutos;


Ajuda a virar páginas de um livro de figuras, embora passe diversas folhas de uma só vez;


Pega xícara ou copo com as duas mãos;


Brinca com bola;


Arremessa bola;


Sobe e desce escada conduzida pela mão do adulto


Aponta partes do próprio corpo (nariz, olhos, cabelo);


Reage ritmicamente à música com movimento do corpo todo


Puxa e empurra objetos.






DESENVOLVIMENTO INFANTIL – MATERNAL I

IDADE: 2 ANOS A 2 ANOS E 11 MESES

Aluno:..............................................................................................................................................

Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........


Cognitiva
sim
não
Brinca de por e tirar, unir e separar, de montar, desmontar, empilhar, derrubar;


Tendência a ficar muito tempo com uma mesma atividade;


Agrada-lhe figuras simples e cores vivas;


Aponta a pedido grande e pequeno;


Compreende em cima de, embaixo de, dentro;


Nomeia objetos pelo uso;


Constrói torres de 6 a 8 blocos;


Noção de agora, espere;


Identifica figuras simples;


Gosta de explorar situações novas;


Monta quebra-cabeça de 2 partes simples;


Reconhece algumas cores;


Lembra o lugar onde deixou certo objeto.





Sensório-perceptiva
sim
não
Interessa-se pelos sons e pela repetição;


Presta atenção à música por 5 a 10 minutos;


Faz uma escolha quando lhe pedem;


Nomeia ou aponta sua imagem em uma fotografia;


Consegue manter atenção por períodos mais longos ao ouvir uma história;


Distingue o preto do branco;


Insere o quadrado, o triângulo e o círculo em respectivos lugares;


Compreende o que deve e não deve fazer


Assiste a desenho por período curto de tempo.





Linguagem
sim
não
Pede ajuda quando em dificuldade;


Refere-se a si mesmo pelo próprio nome;


Responde a pergunta onde?


Usa artigo na fala;


Pergunta: O que é isto?


Usa hábitos de cortesia;


Adiciona adjetivo ao falar;


Responde a pergunta: Quem? Com o nome


Solicita alimentos pelo nome;


Ergue o dedo para dizer a idade;


Vocabulário já atinge em média 50 palavras;


Utiliza as expressões em cima de, lá em cima, na;


Acompanha ações com verbalizações;


Repete alguns algarismos.





Sócio-emocional
sim
não
Repete ações que provocam risos;


Coopera com pedidos algumas vezes;


Forte sentimento do “meu”;


Olha outras crianças brincarem, acompanha ocasionalmente;


É egocêntrica, pode bater no colega e lhe tirar o brinquedo;


Espere a sua vez;


Negativista, usa o não


Forte sentimento de posse em relação aos brinquedos;


Quando se sente insegura agarra-se a um objeto predileto;


Brinca imaginativamente com situações do cotidiano, o “faz de contas”






Motora
sim
não
Despeja líquidos em um copo;


Descobre o oco e se sente atraída pelos objetos que pode colocar os dedos;


Fecha e abre zíper;


Tira as meias;


Tira casaco quando aberto;


Inicia o desabotoar;


Agarra bola grande com ambos os braços;


Desce escada sem alternar os pés, com apoio;


Aponta 6 partes do corpo;


Salta com os pés juntos;


Anda;


Corre;


Gosta de brincadeiras de esconder e perseguir;


Tem controle vesical diurno;


Gosta de usar lápis e fazer traçados;


Rasga papel.





OBSERVAÇÕES:

 

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – MATERNAL II

IDADE: 3 ANOS A 3 ANOS E 11 MESES

Aluno:..............................................................................................................................................

Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........


Cognitiva
sim
não
Compreende o hoje;


Monta quebra-cabeça de 3 peças;


Garatuja nomeada (apresenta um objeto concreto por meio de uma imagem gráfica);


Começa dar forma ao desenho da figura humana (esquema céfalo-caudal);


Constrói torre com 9 blocos;


Coloca 3 formas geométricas no tabuleiro;


Constrói ponte com blocos;


Faz comparação de figuras por tamanho;


Separa objetos por cor;


Enumera figuras em gravuras;


Compreende mais do que, menos do que;


Conceito de quantidade até 3;


Sabe sua idade.





Sensório-perceptiva
sim
não
Encontra livro específico quando lhe pede


Acrescenta perna e braço de desenho incompleto de uma pessoa;


Distingue dia e noite;


Percebe a diferença sexual;


Mantém atenção de 20 a 25 minutos


Discrimina cores;


Discrimina formas.





Linguagem
sim
não
Descreve figuras simples;


Relata experiências;


Começa formar frases mais longas;


Responde verbalmente a pergunta simples;


Utiliza o pronome “Eu”;


Explica ações de gravuras;


Usa frases simples com plural;


Canta, repete 3 algarismos.





Sócio-emocional
sim
não
Apesar de gostar da companhia de outra criança, brinca sozinha;


Fala sozinha, com amigos imaginários;


Sente medo;


Gosta de dizer palavras que causem espanto ao adulto;


Dá vida aos objetos e conversa com eles;


Tem medo de altura ( 3 anos e meio);


Tem companheiro imaginário (com 3 anos e meio atinge pico);


É teimosa;


Ajuda a arrumar seus pertences;


Faz birra (característica da idade)


Grita;


Agressiva.





Motora
sim
não
Copia linha ondulada;


Traça linha vertical;


Copia um círculo;


Copia uma cruz;


Aponta 10 partes do corpo;


Corta com tesoura;


Pula de altura pequena com os pés unidos;


Dá pontapé em bola quando rolam para ela;


Anda na ponta dos pés;


Usa escorregador pequeno;


Sobe escada alternando os pés;


Começa a equilibrar-se em um pé só;


Abotoa;


Tem habilidade motora para tocar instrumentos musicais, como: tambor e gaita;


Coloca 4 contas em um barbante;


Controla o esfíncter vesical noturno.





DESENVOLVIMENTO INFANTIL- FASE I

IDADE: 4 ANOS A 4 ANOS E 11 MESES

Aluno:..............................................................................................................................................

Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........


Cognitiva
sim
não
Executa uma série de 3 instruções relacionadas;


Combina símbolos, números e letras;


Entende relações parte e todo;


Coloca objetos atrás, do lado e próximo;


É capaz de achar parte de cima e debaixo de objetos a pedido;


Aponta parte que fala em objetos representados em gravuras;


Começa a entender a sucessão dos dias;


Pega o número especificado de objetos quando lhe pedem;


Separa objetos por categoria;


Desenha coisas que já viu;


Reconhece e diferencia cores;


Monta quebra-cabeça simples de mais de 4 peças.





Sensório-perceptiva
sim
não
Nomeia textura áspera, macia, dura, mole;


Diferencia leve e pesado;


Percebe semelhanças e diferenças em figuras;


É capaz de dizer quando o som está alto ou baixo;


Sensibilidade tátil;


Sabe a data de seu aniversário;


Percebe a seqüência de fatos.





Linguagem
sim
não
Repete rimas ou canções para outras pessoas;


Conta histórias familiares sem gravuras;


Identifica figuras pelo uso;


Diz seu nome completo quando solicitado;


Explica ações de uma gravura;


Fala muito;


Estrutura frase completa;


Inquire acerca das coisas usando o como e porquê.





Sócio-emocional
sim
não
Pede ajuda verbal, quando está em dificuldade;


Trabalha sozinha, numa tarefa por mais de 10 minutos;


Gosta de ter amigos;


Tem curiosidade pela morte;


Prefere brincar com outras crianças a brincar sozinha;


Participa de jogos de imitação e dramatização;


Gosta de exageros: maior que o mundo, do tamanho do céu;


Segue regras;


Revela certa autocrítica;


Sob forte tensão social, segura os órgãos genitais e pode ter necessidade de urinar;


Mais resistente à autoridade;


Percebe a composição da família.




Motora
sim
não
Dança;


Mantém-se sob um pé só;


Desce escada alternando os pés;


Caminha nas pontas dos pés;


Faz nó e laço;


Corre, mudando de direção;


Caminha sobre tabua de equilíbrio;


Bate e agarra a bola;


Parafusa objetos rosqueados;


Agrada-lhe atividades motoras violentas (luta);


É capaz de cortar com tesoura (linha reta e curva).





OBSERVAÇÕES:

 

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – FASE II

IDADE: 5 ANOS A 5 ANOS E 11 MESES

Aluno:..............................................................................................................................................

Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........


Cognitiva
sim
não
Segue regras de jogo de raciocínio verbal (pega-pega, esconder);


Conhece o nome de numerais (10)


Nomeia posição de objetos: primeiro, segundo e último;


Usa com significado o ontem e amanhã;


Desenha figuras humanas;


Diz as vogais do alfabeto em ordem;


Ordena objetos em seqüência de tamanho, comprimento e largura;


Memoriza imagens;


Designa 8 cores;


Planeja previamente atividades (idéia precede a ação);


Resolve problemas simples de relações geométricas e espaciais;


Inicio do conceito de conservação de quantidade e números.





Sensório-perceptiva
sim
não
Pode estabelecer a diferença entre alguns, muitos e vários;


É capaz de diferenciar objetos pela metade e inteiro;


Diz o número de telefone de sua casa;


Entende melhor noção de presente, passado e futuro;


Percebe detalhes e completa figura humana;


Tem percepção de mundo;


Inicia curiosidade sexual;


Percebe os meses do ano;


Percebe a temperatura.





Linguagem
sim
não
Explica regras do jogo ou atividades de outra pessoa;


Relata experiência do cotidiano;


Conta histórias mais longas usando fatos concretos;


Responde perguntas com;


Relata de 3 a 4 partes de uma história em seqüência;


Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares


Perde articulação infantil;


Diz os dias da semana;


Repete rimas;


Fala a data do seu aniversário.





Sócio-emocional
sim
não
Expressa seus sentimentos de zanga e satisfação;


Brinca com outras crianças do mesmo sexo, sem supervisão constante;


Imita papéis de adulto;


Possui hábitos de cortesia;


Maior resistência à frustração;


É teimosa;


Mais auto-motivada;


Consciência do certo e errado;


Permanece mais tempo em uma atividade;


Receptiva, amável, senso de humor desenvolvido;


Tem medos;


É mais realista (preocupa diferenciar o real da fantasia);


Dá vida a animais e objetos;


Dramatiza parte de uma história, desempenhando um papel ou utilizando fantoches;


Estabelece relações de parentesco;


Bem disposta.





Motora
sim
não
Faz dobradura simples;


Executa tarefas quando lhe pedem (guardar o material);


Confere frente e avesso de roupas;


Amarra laço na própria roupa;


Recorta e cola formas simples;


Colore obedecendo contorno;


Salta rapidamente;


É capaz de pular corda sozinha;


Pula e gira em cima de um pé;


Permanece num pé só, com olhos fechados durante 10 segundos;


Aprecia competir em jogos motores como: correr, saltar, lutar:


Copia letras maiúsculas grandes, isoladas em qualquer lugar do papel;


É capaz de copiar letras pequenas;


Copia um quadrado.





OBSERVAÇÕES:

44 comentários:

  1. Gostaria muito de receber essas fichas por e-mail...ler.crescer@gmail.com

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  2. As fichas são ótimas. Parabéns para quem as elaborou. Como consegui-las?

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    1. Eu tenho, mande seu email que te enviarei com todo prazer.

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    2. gostaria de receber as fichas tb. Agradeço desde ja.

      lele.amorim_2009@hotmail.com

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    3. Olá Sarah, gostaria de receber as fichas acima são ótimas.
      Meu e-mail rosibind@yahoo.com.br

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    4. Olá Sarah, gostaria de receber as fichas acima são ótimas.
      Meu e-mail rosibind@yahoo.com.br

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    5. Olá, Sarah Dias, poderia me enviar estas fichas por email, por favor?! ricardolemosribeiro3@gmail.com

      Obrigado!

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    6. Olá, Sarah Dias, poderia me enviar estas fichas por email, por favor?! ricardolemosribeiro3@gmail.com

      Obrigado!

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  3. Gostei muito das fichas pode me passar por email?

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  4. Que trabalho lindo e bem elaborado! vc poderia por favor me enviar as fichas por e-mail? regiane_moura@yahoo.com.br. Muito obrigada!

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  5. Que trabalho lindo e bem elaborado! vc poderia por favor me enviar as fichas por e-mail? regiane_moura@yahoo.com.br. Muito obrigada!

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  6. Adorei as fichas....dão um bom roteiro para ajudar-nos em nossa reflexao...será que vc poderia fazer a gentileza de me mandar estas fichas? Se for possível, agradeço imensamente!
    monikirs@gmail.com
    Abração! Simone!

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  7. Gostaria de receber a ficha também por favor raianneribeiro@hotmail.com

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  8. Parabéns pelo trabalho, se possível gostaria de receber as fichas por email driwit@bol.com.br obrigado...

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  9. olá muito boa avaliações gostaria de receber por email penhafranciscoalves@gmail.com

    obrigada

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  10. olá muito boa avaliações gostaria de receber por email penhafranciscoalves@gmail.com

    obrigada

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  11. gostaria de receber as avaliações por email, bcmrenatalourenco@gmail.com
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, parabéns! Gostaria de receber essas fichas de avaliação por email: michelly849@gmail.com.
    Desde já, agradeço!

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  13. Adorei. Se possível gostaria de receber.
    Abraços
    Rosi
    rosibind@yahoo.com.br

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  14. adorei gostaria de receber meu email é josina.bedim_@hotmail.com

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  15. Olá as fichas são ótimas. gostaria de receber por email;
    jucilenesouza09@gmail.com.
    Desde já agradeço.
    Abraços!

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  16. Olá, gostaria de receber essas fichas por email, iria adorar (marcia58@r7.com)
    são excelentes, muito objetivas e completas, parabéns!!
    Obrigada!

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  17. Olá, gostaria de receber essas fichas por email, iria adorar (marcia58@r7.com)
    são excelentes, muito objetivas e completas, parabéns!!
    Obrigada!

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  18. Poderia me enviar as fichas...... meu email é rosi_matsumoto@hotmail.com Obrigado desde já

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  19. Boa tarde, gostaria de receber as fichas.
    Agradeço desde já.
    email: deborafernanda_13@hotmail.com

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  20. Gostaria de receber as fichas por email. Estou no aguardo. Obrigada.
    alessandraoliveira1995@gmail.com

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  21. Olá, adorei as fichas você pode me enviar por email marcia.aneli@outlook.com
    Muito obrigada, aguardo.

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  22. ESTA AVALIAÇÕES SÃO APENAS PARA A PRIMEIRA UNIDADE, OU CONTEMPLA AS QUATRO?
    DURANTE O ANO COMO SE AVALIA?

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  23. Excelentes fichas!!! Amei. Posso recebê-las por e-mail? marcelamira8@gmail.com

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  24. Gostei das fichas poderia me passar por e-mail! ghislainevaz79@gmail.com

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  25. Gostei das fichas poderia me passar por e-mail! ghislainevaz79@gmail.com

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  26. Bom dia! Gostaria de receber os modelos de fichas no meu e-mail.
    thaisbernardes02@hotmail.com
    Obrigada, Thaís!

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  27. Excelente material, amei as fichas! Poderia encaminha-las para o meu e-mail? dna.gomes@gmail.com.

    Obrigada Thaís!

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  28. Parabéns, o material é maravilhoso gostaria que enviasse para meu email.firminaeducacao@hotmail.com.
    Obrigada!!!

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  29. olá! excelente material!
    podes mandar pelo meu email?
    silvanabonetti@yahoo.com.br

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  30. Gostaria das fichas também,poderiam me enviar? Obrigada

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  31. Olá, gostaria de receber por e.mail ...muito bom o arquivo.. parabéns... niveaduarte1983@gmail.com

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  32. Ola!Gostaria que me enviasse as fichas por email,adorei! Parabéns pelo belo trabalho vannecasantos@hotmail.com

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  33. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber as fichas por e-mail. Seria possível? escolavilanatureza@gmail.com
    Grata, Vanessa.

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