DESENVOLVIMENTO INFANTIL – BERÇÁRIO I
IDADE: 06 MESES A 07 MESES 
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................................nasc...........................data....../......./........
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OBSERVAÇÕES:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – BERÇÁRIO I
IDADE: 11 MESES A 12 MESES 
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva  | sim  | não  | 
Utiliza a sua mão preferida para atividades de precisão, enquanto a outra serve de auxiliar;  | ||
Seu desenvolvimento motor e cognitivo lhe oferece suficiente informação sobre os objetos, motivo pelo qual é desnecessário levá-los à boca para conhecê-los;  | ||
Sua memória de longo prazo lhe permite recordar situações ocorridas há semanas. Procura os brinquedos favoritos onde usualmente são guardados;  | ||
Gosta de experimentar com causas que tenham conseqüências imediatas;  | ||
Gosta das cores vivas e diferencia as tonalidades de cor;  | ||
É uma imitadora nata, muitas das suas habilidades e destrezas são adquiridas por este meio. Arquiva em sua memória tudo o que observa;  | ||
Obedece a ordens simples: “Traga o brinquedo, Aponte o papai.”;  | ||
Os conceitos de aqui, ali, perto e longe começam a ser interiorizados em associação com a recentemente adquirida capacidade de locomoção.  | 
Socioafetivas  | sim  | não  | 
Pode preferir certos alimentos e roupa. Gosta de alguns alimentos e de outros não;  | ||
Diverte-se comendo com as mãos;  | ||
Mexe a cabeça em sinal de negação;  | ||
É carinhosa com os brinquedos, abraça-os, beija-os, fala com eles.  | 
Linguagem e Comunicação  | sim  | não  | 
Emite de duas a cinco palavras e conhece o seu significado;  | ||
Sua linguagem compreensiva será sempre mais extensa, podendo compreender mais palavras do que aquelas que verbaliza;  | ||
A criança vive um período estacionário, de lento desenvolvimento da linguagem e aprendizagem de palavras, pois dedica a maior parte da sua energia a dominar as destrezas vinculadas à locomoção;  | ||
Emite “monólogos” que, aparentemente, lhe divertem muito;  | ||
É capaz de expressar suas emoções com gestos e abraços e ao mesmo tempo demonstrar empatia pelos demais;  | ||
Gosta de escutar canções infantis;  | ||
Gosta que lhe leiam contos infantis e reconhece a figura de alguns animais.  | 
Motricidade fina  | sim  | não  | 
É provável que nesta idade a criança empregue a preensão tipo pinça, ou seja, juntando o polegar e o indicador. Esta destreza continuará a ser desenvolvida, alcançando aos 24 meses um elevado nível de perfeição;  | ||
Coloca, tira, insere objetos pequenos com maior precisão. Pode introduzir uma moeda num cofrinho ou a chave no miolo da fechadura.  | 
Motricidade Ampla  | sim  | não  | 
Domina o engatinhar e as posições sentado e ereto e é provável que já caminhe. Se caminha, fará isso buscando o seu centro de gravidade, o que consegue inclinando o seu corpo para frente, separando as pernas e apoiando toda a planta do pé;  | ||
Quando pára ou caminha, o fará por pouco tempo;  | ||
Se está em pé ou caminha, poderá faze-lo com um brinquedo em sua mão;  | ||
Sobe nos móveis. Engatinha para subir e descer escadas.  | 
OBSERVAÇÕES:
 
DESENVOLVIMENTO INFANTIL- BERÇÁRIO II
IDADE: 1 ANO A 1 ANO E 11 MESES 
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva  | sim  | não  | 
Retira e recoloca círculo de um tabuleiro;  | ||
Executa gestos simples se solicitado;  | ||
Empenha-se em tentativas de ensaio e erro, tenta descobrir novas relações de causa e efeito;  | ||
Compreende ordens simples;  | ||
Constrói torres de   | ||
Faz figuras abertas, garatuja desordenada;  | ||
Utiliza respostas motoras para representar um objeto;  | ||
Início da atenção orientada para um objeto;  | ||
Nomeia objetos;  | ||
Representa simbolicamente por meio da imitação motora o ato desejado (ex: abrir a caixa de fósforos, abre a boca).  | 
Sensório-perceptiva  | sim  | não  | 
Sacode brinquedos sonoros com intenção lúdica;  | ||
Reconhece-se em fotografias apontando-se;  | ||
Explora objetos que lhe dá prazer por meio do tato;  | ||
Gosta de ouvir música;  | ||
Começa a discriminar o “Eu” e o “Você”   | 
Linguagem  | sim  | não  | 
Fala algumas palavras;  | ||
Usa meios para atrair atenção sobre si;  | ||
Puxa a pessoa para mostrar alguma ação ou objeto;  | ||
Entrega um objeto sob ordem ou gesto;  | ||
Dirige ações a pessoas conhecidas;  | ||
Demonstra claramente o que quer e o que não quer;  | ||
Recusa alimentos que não gosta;  | ||
Pede água e alimentos;  | ||
Entende o pedido “me dê”.  | 
Sócio-emocional  | sim  | não  | 
Chora e grita quando lhe tiram objetos;  | ||
É exigente e incapaz de conter sua impaciência;  | ||
Emite sons vocais ao olhar-se no espelho;  | ||
Expressa afeto, simpatia, ansiedade;  | ||
Imita adultos;  | ||
Demonstra interesse em participar das atividades;   | ||
Brinca com dois ou três companheiros sem intenção.  | 
Motora  | sim  | não  | 
Coloca e retira objetos de outros;  | ||
Brinca com botões;  | ||
Interessa-se por abrir portas;  | ||
Pode brincar sozinha por até 20 minutos;  | ||
Ajuda a virar páginas de um livro de figuras, embora passe diversas folhas de uma só vez;  | ||
Pega xícara ou copo com as duas mãos;  | ||
Brinca com bola;  | ||
Arremessa bola;  | ||
Sobe e desce escada conduzida pela mão do adulto  | ||
Aponta partes do próprio corpo (nariz, olhos, cabelo);  | ||
Reage ritmicamente à música com movimento do corpo todo  | ||
Puxa e empurra objetos.  | 
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – MATERNAL I
IDADE: 2 ANOS A 2 ANOS E 11 MESES 
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva  | sim  | não  | 
Brinca de por e tirar, unir e separar, de montar, desmontar, empilhar, derrubar;  | ||
Tendência a ficar muito tempo com uma mesma atividade;  | ||
Agrada-lhe figuras simples e cores vivas;  | ||
Aponta a pedido grande e pequeno;  | ||
Compreende em cima de, embaixo de, dentro;  | ||
Nomeia objetos pelo uso;  | ||
Constrói torres de   | ||
Noção de agora, espere;  | ||
Identifica figuras simples;  | ||
Gosta de explorar situações novas;  | ||
Monta quebra-cabeça de 2 partes simples;  | ||
Reconhece algumas cores;  | ||
Lembra o lugar onde deixou certo objeto.  | 
Sensório-perceptiva  | sim  | não  | 
Interessa-se pelos sons e pela repetição;  | ||
Presta atenção à música por   | ||
Faz uma escolha quando lhe pedem;  | ||
Nomeia ou aponta sua imagem em uma fotografia;  | ||
Consegue manter atenção por períodos mais longos ao ouvir uma história;  | ||
Distingue o preto do branco;  | ||
Insere o quadrado, o triângulo e o círculo em respectivos lugares;  | ||
Compreende o que deve e não deve fazer  | ||
Assiste a desenho por período curto de tempo.  | 
Linguagem  | sim  | não  | 
Pede ajuda quando em dificuldade;  | ||
Refere-se a si mesmo pelo próprio nome;  | ||
Responde a pergunta onde?  | ||
Usa artigo na fala;  | ||
Pergunta: O que é isto?  | ||
Usa hábitos de cortesia;  | ||
Adiciona adjetivo ao falar;  | ||
Responde a pergunta: Quem? Com o nome  | ||
Solicita alimentos pelo nome;  | ||
Ergue o dedo para dizer a idade;  | ||
Vocabulário já atinge em média 50 palavras;  | ||
Utiliza as expressões em cima de, lá em cima, na;  | ||
Acompanha ações com verbalizações;  | ||
Repete alguns algarismos.  | 
Sócio-emocional  | sim  | não  | 
Repete ações que provocam risos;  | ||
Coopera com pedidos algumas vezes;  | ||
Forte sentimento do “meu”;  | ||
Olha outras crianças brincarem, acompanha ocasionalmente;  | ||
É egocêntrica, pode bater no colega e lhe tirar o brinquedo;  | ||
Espere a sua vez;  | ||
Negativista, usa o não  | ||
Forte sentimento de posse em relação aos brinquedos;  | ||
Quando se sente insegura agarra-se a um objeto predileto;  | ||
Brinca imaginativamente com situações do cotidiano, o “faz de contas”  | 
Motora  | sim  | não  | 
Despeja líquidos em um copo;  | ||
Descobre o oco e se sente atraída pelos objetos que pode colocar os dedos;  | ||
Fecha e abre zíper;  | ||
Tira as meias;  | ||
Tira casaco quando aberto;  | ||
Inicia o desabotoar;  | ||
Agarra bola grande com ambos os braços;  | ||
Desce escada sem alternar os pés, com apoio;  | ||
Aponta 6 partes do corpo;  | ||
Salta com os pés juntos;  | ||
Anda;  | ||
Corre;  | ||
Gosta de brincadeiras de esconder e perseguir;  | ||
Tem controle vesical diurno;  | ||
Gosta de usar lápis e fazer traçados;  | ||
Rasga papel.  | 
OBSERVAÇÕES:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – MATERNAL II
IDADE: 3 ANOS A 3 ANOS E 11 MESES 
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva  | sim  | não  | 
Compreende o hoje;  | ||
Monta quebra-cabeça de 3 peças;  | ||
Garatuja nomeada (apresenta um objeto concreto por meio de uma imagem gráfica);  | ||
Começa dar forma ao desenho da figura humana (esquema céfalo-caudal);  | ||
Constrói torre com 9 blocos;  | ||
Coloca 3 formas geométricas no tabuleiro;  | ||
Constrói ponte com blocos;  | ||
Faz comparação de figuras por tamanho;  | ||
Separa objetos por cor;  | ||
Enumera figuras em gravuras;  | ||
Compreende mais do que, menos do que;  | ||
Conceito de quantidade até 3;  | ||
Sabe sua idade.  | 
Sensório-perceptiva  | sim  | não  | 
Encontra livro específico quando lhe pede  | ||
Acrescenta perna e braço de desenho incompleto de uma pessoa;  | ||
Distingue dia e noite;  | ||
Percebe a diferença sexual;  | ||
Mantém atenção de   | ||
Discrimina cores;  | ||
Discrimina formas.  | 
Linguagem  | sim  | não  | 
Descreve figuras simples;  | ||
Relata experiências;  | ||
Começa formar frases mais longas;  | ||
Responde verbalmente a pergunta simples;  | ||
Utiliza o pronome “Eu”;  | ||
Explica ações de gravuras;  | ||
Usa frases simples com plural;  | ||
Canta, repete 3 algarismos.  | 
Sócio-emocional  | sim  | não  | 
Apesar de gostar da companhia de outra criança, brinca sozinha;  | ||
Fala sozinha, com amigos imaginários;  | ||
Sente medo;  | ||
Gosta de dizer palavras que causem espanto ao adulto;  | ||
Dá vida aos objetos e conversa com eles;  | ||
Tem medo de altura ( 3 anos e meio);  | ||
Tem companheiro imaginário (com 3 anos e meio atinge pico);  | ||
É teimosa;  | ||
Ajuda a arrumar seus pertences;  | ||
Faz birra (característica da idade)  | ||
Grita;  | ||
Agressiva.  | 
Motora  | sim  | não  | 
Copia linha ondulada;  | ||
Traça linha vertical;  | ||
Copia um círculo;  | ||
Copia uma cruz;  | ||
Aponta 10 partes do corpo;  | ||
Corta com tesoura;  | ||
Pula de altura pequena com os pés unidos;  | ||
Dá pontapé em bola quando rolam para ela;  | ||
Anda na ponta dos pés;  | ||
Usa escorregador pequeno;  | ||
Sobe escada alternando os pés;  | ||
Começa a equilibrar-se em um pé só;  | ||
Abotoa;  | ||
Tem habilidade motora para tocar instrumentos musicais, como: tambor e gaita;  | ||
Coloca 4 contas em um barbante;  | ||
Controla o esfíncter vesical noturno.  | 
DESENVOLVIMENTO INFANTIL- FASE I
IDADE: 4 ANOS A 4 ANOS E 11 MESES 
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva  | sim  | não  | 
Executa uma série de 3 instruções relacionadas;  | ||
Combina símbolos, números e letras;  | ||
Entende relações parte e todo;  | ||
Coloca objetos atrás, do lado e próximo;  | ||
É capaz de achar parte de cima e debaixo de objetos a pedido;  | ||
Aponta parte que fala em objetos representados em gravuras;  | ||
Começa a entender a sucessão dos dias;  | ||
Pega o número especificado de objetos quando lhe pedem;  | ||
Separa objetos por categoria;  | ||
Desenha coisas que já viu;  | ||
Reconhece e diferencia cores;  | ||
Monta quebra-cabeça simples de mais de 4 peças.  | 
Sensório-perceptiva  | sim  | não  | 
Nomeia textura áspera, macia, dura, mole;  | ||
Diferencia leve e pesado;  | ||
Percebe semelhanças e diferenças em figuras;  | ||
É capaz de dizer quando o som está alto ou baixo;  | ||
Sensibilidade tátil;  | ||
Sabe a data de seu aniversário;  | ||
Percebe a seqüência de fatos.  | 
Linguagem  | sim  | não  | 
Repete rimas ou canções para outras pessoas;  | ||
Conta histórias familiares sem gravuras;  | ||
Identifica figuras pelo uso;  | ||
Diz seu nome completo quando solicitado;  | ||
Explica ações de uma gravura;  | ||
Fala muito;  | ||
Estrutura frase completa;  | ||
Inquire acerca das coisas usando o como e porquê.  | 
Sócio-emocional  | sim  | não  | 
Pede ajuda verbal, quando está em dificuldade;  | ||
Trabalha sozinha, numa tarefa por mais de 10 minutos;  | ||
Gosta de ter amigos;  | ||
Tem curiosidade pela morte;  | ||
Prefere brincar com outras crianças a brincar sozinha;  | ||
Participa de jogos de imitação e dramatização;  | ||
Gosta de exageros: maior que o mundo, do tamanho do céu;  | ||
Segue regras;  | ||
Revela certa autocrítica;  | ||
Sob forte tensão social, segura os órgãos genitais e pode ter necessidade de urinar;  | ||
Mais resistente à autoridade;  | ||
Percebe a composição da família.  | 
Motora  | sim  | não  | 
Dança;  | ||
Mantém-se sob um pé só;  | ||
Desce escada alternando os pés;  | ||
Caminha nas pontas dos pés;  | ||
Faz nó e laço;  | ||
Corre, mudando de direção;  | ||
Caminha sobre tabua de equilíbrio;  | ||
Bate e agarra a bola;  | ||
Parafusa objetos rosqueados;   | ||
Agrada-lhe atividades motoras violentas (luta);  | ||
É capaz de cortar com tesoura (linha reta e curva).  | 
OBSERVAÇÕES:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – FASE II
IDADE: 5 ANOS A 5 ANOS E 11 MESES 
Aluno:..............................................................................................................................................
Idade:............................................................... .............nasc...........................data....../......./........
Cognitiva  | sim  | não  | 
Segue regras de jogo de raciocínio verbal (pega-pega, esconder);  | ||
Conhece o nome de numerais (10)  | ||
Nomeia posição de objetos: primeiro, segundo e último;  | ||
Usa com significado o ontem e amanhã;  | ||
Desenha figuras humanas;  | ||
Diz as vogais do alfabeto em ordem;  | ||
Ordena objetos em seqüência de tamanho, comprimento e largura;  | ||
Memoriza imagens;  | ||
Designa 8 cores;  | ||
Planeja previamente atividades (idéia precede a ação);  | ||
Resolve problemas simples de relações geométricas e espaciais;  | ||
Inicio do conceito de conservação de quantidade e números.  | 
Sensório-perceptiva  | sim  | não  | 
Pode estabelecer a diferença entre alguns, muitos e vários;  | ||
É capaz de diferenciar objetos pela metade e inteiro;  | ||
Diz o número de telefone de sua casa;  | ||
Entende melhor noção de presente, passado e futuro;  | ||
Percebe detalhes e completa figura humana;  | ||
Tem percepção de mundo;  | ||
Inicia curiosidade sexual;  | ||
Percebe os meses do ano;  | ||
Percebe a temperatura.  | 
Linguagem  | sim  | não  | 
Explica regras do jogo ou atividades de outra pessoa;  | ||
Relata experiência do cotidiano;  | ||
Conta histórias mais longas usando fatos concretos;  | ||
Responde perguntas com;  | ||
Relata de   | ||
Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares  | ||
Perde articulação infantil;  | ||
Diz os dias da semana;  | ||
Repete rimas;  | ||
Fala a data do seu aniversário.  | 
Sócio-emocional  | sim  | não  | 
Expressa seus sentimentos de zanga e satisfação;  | ||
Brinca com outras crianças do mesmo sexo, sem supervisão constante;  | ||
Imita papéis de adulto;  | ||
Possui hábitos de cortesia;  | ||
Maior resistência à frustração;  | ||
É teimosa;  | ||
Mais auto-motivada;  | ||
Consciência do certo e errado;  | ||
Permanece mais tempo em uma atividade;  | ||
Receptiva, amável, senso de humor desenvolvido;  | ||
Tem medos;  | ||
É mais realista (preocupa diferenciar o real da fantasia);  | ||
Dá vida a animais e objetos;  | ||
Dramatiza parte de uma história, desempenhando um papel ou utilizando fantoches;  | ||
Estabelece relações de parentesco;  | ||
Bem disposta.  | 
Motora  | sim  | não  | 
Faz dobradura simples;  | ||
Executa tarefas quando lhe pedem (guardar o material);  | ||
Confere frente e avesso de roupas;  | ||
Amarra laço na própria roupa;  | ||
Recorta e cola formas simples;  | ||
Colore obedecendo contorno;  | ||
Salta rapidamente;  | ||
É capaz de pular corda sozinha;  | ||
Pula e gira em cima de um pé;  | ||
Permanece num pé só, com olhos fechados durante 10 segundos;  | ||
Aprecia competir em jogos motores como: correr, saltar, lutar:  | ||
Copia letras maiúsculas grandes, isoladas em qualquer lugar do papel;  | ||
É capaz de copiar letras pequenas;  | ||
Copia um quadrado.  | 
OBSERVAÇÕES:
Gostaria muito de receber essas fichas por e-mail...ler.crescer@gmail.com
ResponderExcluirAs fichas são ótimas. Parabéns para quem as elaborou. Como consegui-las?
ResponderExcluirEu tenho, mande seu email que te enviarei com todo prazer.
Excluirgostaria de receber as fichas tb. Agradeço desde ja.
Excluirlele.amorim_2009@hotmail.com
Olá Sarah, gostaria de receber as fichas acima são ótimas.
ExcluirMeu e-mail rosibind@yahoo.com.br
Olá Sarah, gostaria de receber as fichas acima são ótimas.
ExcluirMeu e-mail rosibind@yahoo.com.br
Olá, Sarah Dias, poderia me enviar estas fichas por email, por favor?! ricardolemosribeiro3@gmail.com
ExcluirObrigado!
Olá, Sarah Dias, poderia me enviar estas fichas por email, por favor?! ricardolemosribeiro3@gmail.com
ExcluirObrigado!
Muito boas!
ResponderExcluiramei...excelente trabalho
ResponderExcluirGostei muito das fichas pode me passar por email?
ResponderExcluirbianca.carvalho996@gmail.com
ResponderExcluirQue trabalho lindo e bem elaborado! vc poderia por favor me enviar as fichas por e-mail? regiane_moura@yahoo.com.br. Muito obrigada!
ResponderExcluirQue trabalho lindo e bem elaborado! vc poderia por favor me enviar as fichas por e-mail? regiane_moura@yahoo.com.br. Muito obrigada!
ResponderExcluirAdorei as fichas....dão um bom roteiro para ajudar-nos em nossa reflexao...será que vc poderia fazer a gentileza de me mandar estas fichas? Se for possível, agradeço imensamente!
ResponderExcluirmonikirs@gmail.com
Abração! Simone!
Gostaria de receber a ficha também por favor raianneribeiro@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, se possível gostaria de receber as fichas por email driwit@bol.com.br obrigado...
ResponderExcluirolá muito boa avaliações gostaria de receber por email penhafranciscoalves@gmail.com
ResponderExcluirobrigada
olá muito boa avaliações gostaria de receber por email penhafranciscoalves@gmail.com
ResponderExcluirobrigada
gostaria de receber as avaliações por email, bcmrenatalourenco@gmail.com
ResponderExcluirdesde já agradeço
Muito bom, parabéns! Gostaria de receber essas fichas de avaliação por email: michelly849@gmail.com.
ResponderExcluirDesde já, agradeço!
Adorei. Se possível gostaria de receber.
ResponderExcluirAbraços
Rosi
rosibind@yahoo.com.br
adorei gostaria de receber meu email é josina.bedim_@hotmail.com
ResponderExcluirOlá as fichas são ótimas. gostaria de receber por email;
ResponderExcluirjucilenesouza09@gmail.com.
Desde já agradeço.
Abraços!
Olá, gostaria de receber essas fichas por email, iria adorar (marcia58@r7.com)
ResponderExcluirsão excelentes, muito objetivas e completas, parabéns!!
Obrigada!
Olá, gostaria de receber essas fichas por email, iria adorar (marcia58@r7.com)
ResponderExcluirsão excelentes, muito objetivas e completas, parabéns!!
Obrigada!
Poderia me enviar as fichas...... meu email é rosi_matsumoto@hotmail.com Obrigado desde já
ResponderExcluirBoa tarde, gostaria de receber as fichas.
ResponderExcluirAgradeço desde já.
email: deborafernanda_13@hotmail.com
Gostaria de receber as fichas por email. Estou no aguardo. Obrigada.
ResponderExcluiralessandraoliveira1995@gmail.com
Olá, adorei as fichas você pode me enviar por email marcia.aneli@outlook.com
ResponderExcluirMuito obrigada, aguardo.
ESTA AVALIAÇÕES SÃO APENAS PARA A PRIMEIRA UNIDADE, OU CONTEMPLA AS QUATRO?
ResponderExcluirDURANTE O ANO COMO SE AVALIA?
gledsoniamg@hotmail.com
ResponderExcluirExcelentes fichas!!! Amei. Posso recebê-las por e-mail? marcelamira8@gmail.com
ResponderExcluirGostei das fichas poderia me passar por e-mail! ghislainevaz79@gmail.com
ResponderExcluirGostei das fichas poderia me passar por e-mail! ghislainevaz79@gmail.com
ResponderExcluirBom dia! Gostaria de receber os modelos de fichas no meu e-mail.
ResponderExcluirthaisbernardes02@hotmail.com
Obrigada, Thaís!
Excelente material, amei as fichas! Poderia encaminha-las para o meu e-mail? dna.gomes@gmail.com.
ResponderExcluirObrigada Thaís!
Parabéns, o material é maravilhoso gostaria que enviasse para meu email.firminaeducacao@hotmail.com.
ResponderExcluirObrigada!!!
olá! excelente material!
ResponderExcluirpodes mandar pelo meu email?
silvanabonetti@yahoo.com.br
Gostaria das fichas também,poderiam me enviar? Obrigada
ResponderExcluircrisinha2477@bol.com.br
ResponderExcluirOlá, gostaria de receber por e.mail ...muito bom o arquivo.. parabéns... niveaduarte1983@gmail.com
ResponderExcluirOla!Gostaria que me enviasse as fichas por email,adorei! Parabéns pelo belo trabalho vannecasantos@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. Gostaria de receber as fichas por e-mail. Seria possível? escolavilanatureza@gmail.com
ResponderExcluirGrata, Vanessa.