terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROJETO CAIXAS E SACOLAS QUE CONTAM , CANTAM E ENCANTAM!!!


Os contos  e as músicas que as  caixas e sacolas cantam,contam e encantam!!!


         Inventar, ler , cantar e contar histórias são tarefas importantes na Educação Infantil. A narrativa para crianças pequenas envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com seu mundo imaginário. Ouvir, cantar e ler histórias de várias formas, fazer de conta, dramatizar com fantoches as leva a aprender melhor a realidade.
        O educador, o contador de histórias, deve estar atento para perceber se as histórias estão instruindo, comovendo, agradando. Saber contar histórias significa saber a quem contar, quando contar, o que contar e como contar.
        O livro é um dos principais mediadores de uma história. Adultos e crianças devem ter acesso fácil aos livros. Abrir um livro é começar a sonhar, imaginar, associar e elaborar fatos da realidade. Dos livros surgem príncipes corajosos, lobos ferozes, princesas belíssimas e bruxas malvadas. Simpáticos anões ou avozinhas vivem em cenários maravilhosos de castelos distantes em reinos desconhecidos....
       Para o educador variar na sua escolha de como  e o que contar, podemos criar e adaptar as histórias  e músicas de muitas maneiras e uma delas são as caixas. É, caixas que contam contos, caixas que contam histórias e cantam músicas. Podem ser grandes ou pequenas. Quadradas ou redondas. Devem ter cenários coloridos, castelos e mares bravos, rios que levam a todos os lugares.
      Para produzir uma caixa é preciso buscar papéis coloridos, colar retalhos de tecido, plásticos, espelhos, sementes, bolas de gude, todo e qualquer material reciclável que o educador tiver.
      Quando pronta é só abri-la? Não. Não basta só abri-la.
      É preciso um acontecimento! Às vezes cômico, outras vezes trágico, monstruoso ou até grotesco. Especialmente único, sublime! Criando expectativa sobre o que guarda a caixa, podemos gerar conflitos para as hipóteses das crianças, desafiá-las a construírem perguntas, a levantarem questões sobre os enredos, cenários e personagens.
      As caixas e/ou sacolas podem ser, portanto, um recurso de mediação. A criança assim, amplia o seu vocabulário, expressa as suas dúvidas, os seus sentimentos em relação ao meio social em que está inserida, permitindo a manifestação de algumas emoções, como raiva, medo e alegria. As caixas e/ou sacolas também podem ser um dos recursos para trabalhar com as crianças hábitos de higiene como escovação de dentes e o banho. Ainda possibilitam ampliar os conhecimentos das crianças sobre folclore, lendas, mitos, fábulas, músicas e contos. Esses materiais oferecem a oportunidade para discutir temas variados com as crianças, mas é bom não perder de vista que o mais importante é o interesse delas na atividade.

     Se entre as crianças há conversa, briga ou dispersão, é porque algo de errado está acontecendo na escolha do contador. Para saber se está comovendo, agradando as crianças, é fácil: basta olhar para os pequenos ouvintes. Eles deixam transparecer claramente o interesse com que compartilham dos contos e cantos que também as caixas e/ou sacolas contam.

ADAPTAÇÃO 
Do livro " Os fazeres na Educação Infantil" pg. 91 - Cap. 23.
   PROFESSORES CRIATIVOS
ALUNOS INTERESSADOS
PROF´ª MARIA CECÍLIA
POESIA: AS BORBOLETAS- VINÍCIUS DE MORAES


PROFª MARIA CECÍLIA
HISTÓRIA:RAPUNZEL
 
PROFª MARIA CECÍLIA
MÚSICA:  SEU LOBATO
PROFESSORA  CECÍLIA
MÙSICA: DONA ARANHA


PROFESSORA ROSIMARA
HISTÓRIA: OS TRÊS PORQUINHOS

PROFESSORA CHECHE
CAIXA SURPRESA

´PROFª JAQUECELI
FANTOLHOS
HISTÓRIA: FAMÍLIA CASCUDO

PROFESSORA JAQUECELI
OS DEZ SACIZINHOS- TATIANA BELINKY


PROFESSORA VALDIRENE
MÚSICA: A  GALINHA DO VIZINHO
(DENTRO)

(FORA)

PROFESSORA JAQUECELI
HISTÓRIA: O BARQUINHO ENJOADO
PROFESSORA JAQUECELI
LUVAS : OS DEZ SACIZINHOS- TATIANA BELINKY

PROFESSORA JAQUECELI
HISTÓRIA: A ESTRELINHA JUJU
(DENTRO)

(FORA)
FANTOCHES DE VARETAS
PROFº: RENATO
MÚSICA: A FOCA
(FORA)
(DENTRO)


PROFESSORA ROSENILDA
HISTÓRIA: SOLDADINHO DE CHUMBO

PROFESSORA MAGDA ALVAREZ
HISTÓRIA  ELMER

PROFª CELINA
HISTÓRIA: BRANCA DE NEVE

PROFº RENATO
MÚSICA: A CASA
(FORA)


PROFESSORA JAQUECELI
EXPRESSÕES FACIAIS


PROFESSORA JAQUECELI
HISTÓRIA: CACHINHOS DOURADOS
(FRENTE)

(VERSO)

PROFESSORA JAQUECELI
MÚSICA: OS DEZ SACIZINHOS
PROFESSORA ROSIMARA
HISTÓRIA: A LEBRE E A TARTARUGA
PROFº JOÃO PAULO
HISTÓRIA:  GATINHO CURIOSO
PROFESSORA JAQUECELI
POESIA AS CORES
PROFª: JAQUECELI
AS CORES E OS DIAS DA SEMANA-ZIRALDO
PROFESSORA JAQUECELI
O PÁSSARO SEM COR
PROFESSORA CAROLINA
HISTÓRIA: A MARGARIDA FRIORENTA
PROFª ELIZETE
MÚSICA: COELHINHO FUFO- XUXA
PROFª CAMILA
MALETA COM  A MÚSICA: A DONA ARANHA
PROFESSORA  CELINA
SACOLA ENCANTADA- ´FUNK DO QUADRADO
(VERSO)
(FRENTE)
PROFª JAQUECELI
HISTÓRIA: A GALINHA RUIVA
PROFESSORA ROSENILDA
MÚSICA: BONECA DE LATA

domingo, 17 de outubro de 2010

PROJETO ALIMENTAÇÃO

EMEI PARQUE SÃO ROQUE

PROJETO ALIMENTAÇÃO

ALUNOS ATENDIDOS: Educação Infantil

OBJETIVOS:
  • Identificar diferentes tipos de alimentação
  • Desenvolver a atenção e percepção
  • Estimular a linguagem oral
  • Estimular a criatividade
  • Desenvolver a coordenação motora.

DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Atividades orais.
Perguntar aos alunos:
  • Vocês gostam de comer verduras, frutas e legumes?
  • Querem saber  por que é importante comer  esses alimentos? É importante por causa das vitaminas  e sais minerais.
  • Trabalhar com os alunos sobre as cores das frutas, legumes, e verduras através do visufix, fantoches, etc

Música: Eu sou  forte

2ª ETAPA:
Confeccionar os fantoches das frutas e cantar:
Vamos juntos coleguinhas
Nesta roda das frutinhas
Vai dizendo o seu nome
Sua cor e seu sabor
( Ciranda cirandinha, Atirei o Pau no gato)

Cada criança mostrará o seu fantoche e dirá o nome da fruta, sua cor, se é doce ou azeda.

3ª ETAPA: Experimentos:
Levar os alunos a experimentar  o gosto dos alimentos e dizer o que sentiram.
  • A banana é doce?
  • O limão é azedo?
  • A pipoca é salgada?
  • O jiló é amargo?

4ª ETAPA: Alinhavo das frutas


5ª ETAPA: PARLENDA
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
QUAL É O DOCE MAIS DOCE?
E O DOCE RESPONDEU PRO DOCE,
QUE O DOCE MAIS DOCE
É O DOCE DE BATA DOCE.

·         Trabalhar a letra D
·         Fazer uma listagem de doces conhecidos

6ª ETAPA: Jogo da memória dos alimentos.

7ª ETAPA: Salada de frutas
  • Lavar bem as frutas
  • Picar as frutas em pedaços
  • Ressaltar a cor e o sabor das frutas

8ª ETAPA: Experimentos

“Comer, comer, comer, comer
É o melhor para poder crescer!”

História Dramatizada

Comentar na rodinha com  a sua  turma. Vocês  sabem  como nasce  o feijão?
Vamos fazer uma experiência  e ver  as etapas  do crescimento do feijão?          

Materiais:  1 copinho de café,um chumaço de algodão, 3 grãos de feijão, um pouco de água.

Como fazer:
1) Colocar no fundo do copinho os grãos de feijão. Colocar  um  pouco de água  para umedecer os feijões.
2) Todos os dias, umedecer os  feijões, relatar todas as etapas do crescimento, que devem ser  comentadas na rodinha.
                                   
9ª ETAPA:
Na rodinha  conversar sobre os nossos ossos precisam de alimentos ricos em cálcio, portanto devemos tomar leite e seus derivados.
·         Quais são os produtos derivados  do leite.
·         Qual o animal que  nos fornece o leite
·         Mostrar a gravura de vaca para as crianças observarem: quantas patas,a presença de chifres  na cabeça, como é coberto, o que  come, como ela faz (muuu...), etc.


10ª  ETAPA: Sopa de legumes.

PROJETO PAZ

EMEI PARQUE SÃO ROQUE
2010

Coordenadora Pedagógica: Jaqueceli Batista de Barros


PROJETO DE CULTURA DOS VALORES

INTRODUÇÃO

Ensinar valores para as crianças da Educação Infantil , requer a aprendizagem de novos conceitos, pensamentos partilhados, criação e outras habilidades sociais de ensino  que  devem combinar  com os brinquedos artísticos, canto, dança e imaginação. Os adultos envolvidos
( professor, coordenador, diretor, pais e  funcionários) são cruciais  para o sucesso do projeto, desde que as crianças aprendem melhor por exemplos e são mais receptivas quando o que é  partilhado é experimentado. Paciência, amor, ver a beleza de cada criança são aspectos importantes e inestimáveis. O comportamento do adulto permitirá que as crianças experimentem esses valores como seus, para usá-los na sua interação com os outros.
Não basta que as crianças ouçam falar de valores. Para aprender, elas devem  experimentar e incorporar esses valores. As habilidades sociais servem para capacitar o uso de valores ao longo do dia. As crianças precisam  ver os efeitos de seus comportamentos e escolhas e ser capazes de tomar decisões socialmente conscientes.


METAS:

  • Resgatar os valores
  • Criar habilidades de resolução de conflitos sem o uso da violência


OBJETIVOS:

  • Capacitar as crianças para se acalmarem;
  • Capacitar as crianças a gostar do silêncio e ser pacíficas;
  • Ajudar as crianças a aumentar a habilidade de concentrar-se;
  • Expressar a paz artisticamente;
  • Cantar músicas sobre os valores;




DESENVOLVIMENTO:

  • Na roda da conversa planejar aulas sobre as atitudes e valores, incentivar as crianças a partilharem seus pensamentos e experiências;
  • Leitura  e dramatização de histórias referentes a temática;
  • Cantar músicas sobre os valores
  • Imaginar  um mundo pacífico e ser capaz de transmitir em palavras e/ou desenhos como  ele é e qual é a sua sensação;
  • Encenar com bonecos as interações pacíficas;
  • Ser capaz de falar sobre os valores;
  • Formar frases a partir da expressão “Braços são para abraçar, não para empurrar”;
  • Murais com desenhos , recorte e colagem sobre os valores trabalhados;
  • Livros coletivos;
  • Dinâmicas com os pais na reuniões.
  • Atividades que envolvam os sentimentos e os  valores ( amizade, cooperação, respeito, responsabilidade, disciplina, honestidade, paciência, dedicação, companheirismo e paz)



AVALIAÇãO:

A avaliação  é um dos processos mais complexos que o professor precisa enfrentar. Ela deve ser contínua e orientada  para o processo de aprendizagem do aluno, assim como a própria  prática docente.
     A avaliação servirá para analisar tendências de condutas para a cooperação, a solidariedade, o compartilhar, etc., a fim de tentar potencializar esse tipo de  competência.
     O registro em portifólio das atividades realizadas servirá como referência no desenvolvimento do trabalho para eventuais intervenções.


PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

EMEI PARQUE SÃO ROQUE
PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

Tema: Brincando com Cores e Formas
Coordenadora Pedagógica: Jaqueceli Batista de Barros

 OBJETIVO GERAL: Fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.

JUSTIFICATIVA
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e
formas, possibilitando a criança identificá-las

 OBJETIVOS
 Conceituais:
•Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

CONTEÚDOS:
•Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Músicas, parlendas ,quadrinhas e trava-língua.


DESENVOLVIMENTO:

1º MOMENTO:
Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo)
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança,  etc.).
História: As cores e os dias da semana- Ziraldo

2º MOMENTO
Poesia: As cores- Fazer a dramatização com os alunos utilizando os fantoches .
 Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado. Em seguida distribuir papel crepom  com as cores primárias para que os alunos coloquem cada cor em  uma garrafa pet com água.

3ª MOMENTO
História: Um redondo pode ser quadrado?
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, Etc.

4º MOMENTO
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guache a música, coletivamente carimbando as mãos da criança para formar  um  arco íris;

  MOMENTO
- Colocar a música do cd Xuxa circo,  das cores, entregar para as crianças fitas de crepom das cores que são citadas na música;
- Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças, ressaltar as cores das figuras;

6º MOMENTO
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada de frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.


 
7º MOMENTO
- Colocar dentro de uma caixa  surpresa vermelha,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
Livro das cores- página vermelha


Recitar  a quadrinha e confeccionar o cartaz
Sou pequenina
Do tamanho de um botão
Guardo papai no bolso
E mamãe no coração

8º MOMENTO
- Colocar pirulitos vermelhos em forma de coração na caixa surpresa vermelha e pedir que adivinhem o que é.
-Recitar a quadrinha e a parlenda  de várias maneiras, devagar, rápido, baixinho, grosso e fino
Rei
Capitão
Soldado
Ladrão
Moça bonita
Do meu coração

- Enfeitar um coração com papel picado vermelho

9º MOMENTO
- Conta a história da Chapeuzinho Vermelho
-Colocar dentro da caixa surpresa vermelha, massinha de modelar e perguntar para os alunos se está pesado ou leve? Em seguida deixar que manuseiem.
-  Cada aluno deverá enfeitar a letra inicial do seu nome próprio com bolinhas de crepom vermelha.


10º MOMENTO
-- Colocar dentro de uma caixa  surpresa azul,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.

11º MOMENTO
Leitura compartilhada, utilizando recurso visuais
Cecília Meireles

O Menino Azul

O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
Pedir que os alunos pintem o menino do desenho de azul, orientar para que  respeitem o limite do desenho

12º MOMENTO
Geladinho azul- trabalhar a temperatura-  gelado
História:
Massinha de modelar azul

13º MOMENTO
-História: Peixinho arco-íris e/ ou Barquinho enjoado  chão estender o TNT azul no chão, para que os alunos imaginem que estão no fundo do mar, em seguida deistribuir livros de histórias para  que “leiam”.
-Música: Se eu fosse um peixinho
-Livro das cores- página azul

14º MOMENTO
- Colocar dentro de uma caixa  surpresa  amarela,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
- Registrar a cor amarela: pintar o Sol com guache amarelo, explorar a forma geométrica:  círculo

15º MOMENTO
- Caixa  surpresa: Galinha amarela
-Parlenda: A galinha do vizinho, para que os alunos  aprendam a sequência numérica.
- Fazer ovinhos com massinha para modelar
-Brincadeira no pátio: A galinha  do vizinho

16º MOMENTO
Caixa surpresa com  balas amarelas
Música: Pintinho amarelinho.
- Trabalhar com o visufix do pintinho, contar oralmente
-Livro das cores- página amarela

17º MOMENTO:
-- Colocar dentro de uma caixa  surpresa  verde,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
- Registrar a cor verde: pingar em um papel uma gotinha da cor amarela e da cor azul, pedir que o aluno misture e verifique a cor.

18º  MOMENTO
-  Levar para os alunos visualizarem e nomearem vários  alimentos verdes;

Eu plantei o figo verde
Ninguém ajudou plantar
Depois do figo maduro
Todos queriam provar

- Brincar  com  bexigas verdes

19º MOMENTO
Parlenda: Lagarto Pintado
Lagarto pintado, quem te pintou?
Foi uma menina que por aqui passou
Lagarto verde, que te esverdeou?
Foi uma galinha que aqui passou
Lagarto azul, que te azulou?
Foi a onda do mar que me molhou
Lagarto amarelo, que te amarelou?
Foi o sol poente que em mim pisou
Lagarto encarnado, que te encarniçou?
Foi uma papoila que para mim olhou”

20° MOMENTO
Caixa surpresa: Camiseta ou camisa verde

Música:Eu vi o sapo
Eu vi o sapo
Na beira do rio
De camisa verde
Sentindo frio
Não era sapo
Nem perereca ou sapinha
Era o (nome da criança) só de cueca ou calcinha

-Livro das cores- página verde

21º MOMENTO:
Fazer  uma salada de verduras

 22º MOMENTO
Caixa surpresa preta com objetos pretos
Trabalhando a noite:  desenhar  com giz e cera  no papel camurça preto ou  papel cartão preto
Levar uma lixa preta para sentirem a textura: áspera
Música: Boi da cara preta

Trava-língua
O peito do pé de  Pedro é preto
Carimbar o pé do aluno com guache preto.

23º MOMENTO:
Poesia: As  borboletas- Vinícius de Moraes
Confeccionar o cartaz com o poema, carimbar as mãos dos alunos formando as borboletas
Caixa surpresa branca com objetos brancos
Desenho livre na lousa com giz branco
Floquinho de algodão branco para sentir a  textura macia.

24º MOMENTO
-Caixa surpresa com objetos marrom
- Livro das cores- página marrom
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor .
-Distribuir chocolate para os alunos

 
25º MOMENTO
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros.
- Fazer uma casinha ou boneco com formas geométricas, e pedir que montem,identificando qual é cada forma  e cor.

26º MOMENTO
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato.
- Brincar com bambolês
- Andar sobre um círculo, quadrado, triângulo desenhado no chão

27º MOMENTO
Caixa surpresa:  objetos retangulares
Andar sobre a linha retangular
Atividades com a linha de movimento, destacando as cores e formas

28º MOMENTO
Obras do Romero Britto. Biografia do artista , observação da obra e trabalho coletivo ou individual


CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos realizados